logo_cosemspi

Previne Brasil: Gestores e técnicos municipais de saúde da macrorregião Meio Norte participam de Roda de Conversa

  Data e Hora: 30/03/2022 11:46:14

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta terça-feira (29), a segunda Roda de Conversa do ciclo que trata sobre os indicadores de desempenho do Previne Brasil. Na ocasião, o público-alvo foram gestores e técnicos municipais de saúde das regiões Carnaubais e Entre Rios, que compõem a macrorregião Meio Norte.

O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Básica, instituído em 2019 pelo Ministério da Saúde. Entre as modalidades de repasses de recursos previstas pelo programa, o componente Indicadores de Desempenho sofreu mudanças no início de 2022, com a publicação da Portaria Nº 102/2022.

Em vista disso, a Apoiadora do Cosems-PI, Fernanda Tavares, apresentou aos participantes as alterações estabelecidas pela Portaria que tratam sobre mudanças nos indicadores relacionados ao pré-natal, de nomenclaturas e de período de avaliação em outros indicadores. “Essa discussão é muito importante para os nossos municípios, para que a gente possa melhorar ainda mais as ações da Atenção Básica e consiga atingir as metas dos indicadores do Previne Brasil”, ressaltou Fernanda.

Já a Assessora Técnica do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, destacou a importância dos municípios buscarem alcançar as metas de todos os indicadores. “Não deixem para trabalhar esses indicadores só quando o Ministério cobrar 100% das metas, pois o indicador é avaliado a partir de uma série histórica de 12 meses”, acrescentou.

Na ocasião, Amilton Feitosa, Secretário Municipal de Saúde de Água Branca, expôs a experiência exitosa do seu município em relação aos indicadores de desempenho. O gestor enfatizou a relevância do monitoramento e controle dos dados para o alcance das metas definidas pelo programa Previne Brasil. “A informatização é muito boa, pois você consegue dados atualizados, mas sem supervisão você não consegue dados fidedignos; por isso a importância do controle e avaliação das informações”, disse.

Durante a Roda de Conversa, Karoline Alencar, Gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, apresentou aspectos relevantes do processo de trabalho da DAB/FMS para o alcance de metas dos indicadores de desempenho do Previne Brasil.

Em seguida, Andreia Alves, Apoiadora Institucional da DAB/FMS, demonstrou para os participantes da roda de conversa, como ter acesso aos relatórios no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB- que avaliam os indicadores de desempenho do Previne Brasil.

Confira aqui a apresentação sobre o monitoramento de indicadores de desempenho do Previne Brasil.