logo_cosemspi

Projeto Apoiador


Quem Somos?

A Estratégia Apoiador Regional do COSEMS/PI foi implantada em 2014, com o objetivo apoiar institucionalmente os secretários municipais de saúde, fortalecendo a gestão municipal e aprimorando a governança regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como finalidade aumentar a capilaridade do COSEMS/PI, a articulação dentro das regiões de saúde e desenvolver processos de Educação Permanente junto aos gestores dos municípios.

Conta hoje com 5 apoiadores para as 11 Regiões de Saúde no estado de Piauí, coordenada por uma assessora técnica, que tem como uma das suas funções, coordenar a Estratégia, com o apoio de uma Facilitadora que apoia especificamente a referida coordenação.

O COSEMS/PI iniciou em 2017 sua participação no Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, que foi uma parceira Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), CONASEMS, MS. Em 2021, tivemos a inclusão de mais um parceiro, o Hospital Beneficência Portuguesa, e a inclusão de um novo personagem que foi o facilitador de apoio, essa parceria foi firmada através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O apoio tem o papel de potencializar a capacidade da gestão municipal, por meio de diferentes arranjos, no sentido de apoiar, formar, qualificar e fortalecer os Secretários Municipais de Saúde e equipe técnicas municipais, participando e acompanhando as CIR, Câmaras Técnicas, Grupos Técnicos Regionais e outras reuniões estratégicas no território. A estratégia tem sido fundamental para a consolidação e fortalecimento das Regiões e Instâncias de Pactuação Regional.

Atuam com os gestores e equipes técnicas visando um processo de educação permanente para aumentar a capacidade técnica e política municipal, fortalecer a governança local, aumentar o conhecimento do SUS sobre a Regionalização, Responsabilidade Sanitária dos entes federados, Instrumentos de Planejamento, Redes de Atenção, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Financiamento, entre outros pontos relevantes do Sistema Único de Saúde.

Destaca-se a importância de seu papel como interlocutor e o elo de  aproximação entre gestores municipais e o COSEMS/PI, seja com informações e decisões estratégicas para os secretários ou trazendo questões e problemas da Região para discussão na reunião de Diretoria.