logo_cosemspi

Cosems-PI inicia ciclo de Rodas de Conversa sobre o Previne Brasil com macrorregião Cerrados

  Data e Hora: 29/03/2022 09:42:48

Com o objetivo de levar informações técnicas sobre os indicadores de desempenho do Previne Brasil, novo modelo de financiamento da Atenção Básica, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) iniciou, nesta segunda-feira (28), o ciclo de Rodas de Conversa Virtuais, com gestores e técnicos das quatro macrorregiões do Piauí, para tratar sobre este tema que ainda gera diversas dúvidas no dia a dia das redes municipais de Saúde.

A primeira roda de conversa foi realizada com Secretários Municipais de Saúde e equipes técnicas das regiões Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros Alto Parnaíba, Serra da Capivara e Chapada das Mangabeiras, que compõem a macrorregião Cerrados.

Iniciando o encontro, a Consultora Técnica do Cosems-PI, Socorro Candeira, destacou o objetivo do Cosems-PI com a realização das rodas de conversa. “Temos feito um conjunto de estratégias, no sentido de nos aproximarmos de vocês e ouvir qual o nível de dificuldade estão encontrando, e como o Cosems pode fazer para estar mais próximo para apoiá-los”, ressaltou.

No início de 2022, o Ministério da Saúde lançou a Portaria Nº 102/2022, que estabelece mudanças nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Na ocasião, a Assessora Técnica do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, apresentou as principais mudanças definidas pela portaria e suas implicações para as redes municipais de Saúde.

Quanto ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), o Secretário Municipal de Saúde de João Costa, Jefferson Portela, apontou a importância do software para a melhoria dos indicadores de desempenho no seu município. “Essa ferramenta de trabalho tem que ser inserida dentro das Unidades Básicas de Saúde, porque se eu não tenho equipamentos necessários, ferramentas necessárias disponibilizadas à minha equipe, então será impossível que todas as informações exigidas para atingir as metas sejam enviadas”, disse.

Já Andreia Alves, Apoiadora Institucional da Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, trouxe mais informações das ações realizadas pela FMS em relação aos indicadores do Previne Brasil. “Nós acreditamos que uma das formas de alcançar o indicador, além de qualificar todo o processo de trabalho, é utilizarmos as informações que temos disponíveis. No Sisab, por exemplo, temos relatórios que nos ajudam a entender como o Ministério vê o nosso município”, explicou.

Durante a Roda de Conversa, os gestores e técnicos puderam esclarecer dúvidas e apresentar pontos pertinentes sobre o tema em discussão. O próximo evento acontece nesta terça-feira (29), com a macrorregião Meio Norte.

Confira aqui a apresentação sobre o monitoramento de indicadores de desempenho do Previne Brasil.