logo_cosemspi

Telemedicina: CIR Vale dos Rios Piauí e Itaueira discute adesão dos municípios da região ao TeleNordeste

  Data e Hora: 23/06/2022 18:27:58

O encontro foi produtivo e abordou discussão acerca da adesão dos municípios da região ao TeleNordeste

A Comissão Intergestores Regional (CIR) do Território de Desenvolvimento Vale dos Rios Piauí e Itaueira esteve reunida, hoje (23), para tratar de temas relacionados à saúde pública municipal na região, como a discussão acerca da adesão dos municípios da região ao TeleNordeste. O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Floriano e contou, ainda, com a presença de membros da CIR Serra da Capivara.

Participaram do encontro, além de gestores e técnicos das redes municipais de saúde do Território, a Vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves (PI), Leopoldina Cipriano; a Secretária Executiva da Cosems-PI, Goretti Pereira; e a Apoiadora Institucional da Cosems-PI, Luzita Tomaz.

Reunião discutiu pautas importantes

Em pauta, temas como: faltas dos usuários às consultas e exames agendados na Policlínica de Floriano; problemas com o sistema e-Gestor de Floriano; Resultado do Previne Brasil, QI 2022; Sistema DigiSUS – Situação dos Municípios do Território; e TeleNordeste.

Na reunião, foi definida a formação de um grupo para discutir a pactuação dos serviços da Policlínica de Floriano.

Sobre o TeleNordeste, que é a assistência médica na região Nordeste por meio da telemedicina, foi acordado que os municípios irão assinar o termo de compromisso do serviço e, em seguida, será feita escolha sobre quais Unidades Básicas de Saúde participarão do projeto.

Intercâmbio
O Secretário Municipal de Saúde de Lagoa do Barro e 2º Vice-presidente do Cosems-PI, Marquino Rocha, falou sobre a participação de integrantes da CIR Serra da Capivara na reunião. “Viemos conhecer os serviços que são ofertados na Policlínica de Floriano, as especialidades e os exames de média complexidade que estão ofertando. A Policlínica de Floriano está muito à frente da Policlínica que está instalada em São Raimundo Nonato. Vamos levar essa experiência pra lá, para que a gente tente melhorar ainda mais nosso serviço”, disse.