logo_cosemspi

Municípios e estado estudam estratégias para conter o aumento da taxa de abandono do tratamento da tuberculose no Piauí

  Data e Hora: 09/04/2024 16:29:09

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nesta quinta-feira (4), do VI Fórum Integrado Estadual de Hanseníase e Tuberculose, evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no auditório da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM). Estiveram presentes gestores e profissionais de saúde com o objetivo de buscar estratégias para combater a hanseníase e a tuberculose nos municípios.

Na mesa de abertura, Dira Santos, diretora do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Olho D’água do Piauí, enfatizou o apoio da entidade em ações que visam fortalecer o Sistema Único do Piauí (SUS) e capacitar os profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde (APS). “Nós, do Cosems-PI, ficamos felizes com a presença de todos vocês que estão aqui hoje e manifestamos o nosso apoio ao fórum, um espaço de grande importância para as Secretarias Municipais de Saúde”, afirmou.

O evento foi realizado como estratégia de diminuir as taxas de abandono do tratamento da tuberculose no Piauí, que aumentaram de 6,7% para 7,3% entre os anos de 2022 e 2023. Também foi oportunidade de apresentar os índices favoráveis do combate à hanseníase no estado.

Sobre o evento, a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destacou a importância de estado e municípios unirem forças contra as enfermidades. “Este é um momento oportuno, que estamos reunindo vários segmentos da sociedade, gestores e profissionais da saúde para elaborarmos estratégias no enfrentamento desses agravos em nosso estado”, pontuou.