A abertura oficial do XXXIII Congresso Conasems aconteceu nesta quinta-feira (13). A mesa foi composta pelo presidente do Conasems, Mauro Junqueira, deputado Iran Gonçalves presidente da Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados, o Secretário de Estado da Saúde do DF, Humberto Fonseca, Jaime Roig do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Maria Dolores Perez representante da OPAS, Ronald Ferreira presidente do CNS, Carlos Alberto Preto vice-presidente de saúde da FNP, representante da Associação Nacional dos Municípios (ABM) Gilmar Domici e Vitor Jesus Manuel do Conass.
Durante a cerimônia houve assinatura de termos de compromisso entre o Conasems e o Instituto Rui Barbosa para desenvolvimento de mecanismos facilitadores que promovam maior efetividade na aplicação e na fiscalização dos recursos públicos. Com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos, para desenvolvimento de uma plataforma e a realização de estudos e pesquisa em saúde, capacitação em inovação e tecnologia com foco na análise de mercado, demandas e logística. Também foi firmado compromisso com a Universidade de Brasília e o IPADS (Instituto de pesquisa e apoio ao desenvolvimento social) para apoio integrado a gestores e profissionais de saúde no combate ao Aedes e suas consequências.
Também foram premiadas cinco melhores experiências exitosas, uma de cada região do país. Os selecionados ganharam R$ 10 mil. Da região Nordeste foi escolhido o trabalho “De olho na consulta”, de Jaboatão dos Guararapes-PE. Belo Horizonte-MG foi a cidade vencedora da região Sudeste, com a experiência “A gestão da equidade no SUS-BH: relato da experiência com o projeto Família Cidadã”. O trabalho selecionado como o melhor da Região Norte foi do município Moju, no Pará, com a experiência “Matriciamento das ações de saúde mental na atenção básica no município de Moju-PA: um relato de experiência”. O município de Tigrinhos-SC foi o selecionado da região Sul com a experiência “Criança Sorriso: saúde bucal na escola” e o município de Nobres-MT foi o escolhido da região Centro Oeste, com a experiência “Farmácia Viva-Arranjo produtivo local de plantas medicinais e fitoterapia”.
Fonte: CONASEMS
|
Piauí leva mais de 50 inscritos para o 11º Congresso Norte e Nordeste de Gestão Municipal do SUS em São Luís Data/Hora: 18/05/2026 14:51:09 |
|
XV Congresso do Cosems-PI reúne mil inscritos e destaca desafios e inovações para o SUS Data/Hora: 28/04/2026 10:31:33 |
|
11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS divulga a menção honrosa das experiências exitosas selecionadas para etapa nacional Data/Hora: 24/04/2026 17:35:10 |
|
Confira salas e ordem das apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 20/04/2026 16:57:00 |
|
Confira a lista de selecionados para a etapa de apresentações orais na 11ª Mostra Piauí Aqui Tem SUS Data/Hora: 15/04/2026 13:48:33 |
| Leia todas as notícias |
|---|