Em Brasília (DF), esta semana, para a reunião do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, cumpriu, ainda, agenda com a participação de gestores piauienses para tratar de demandas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Seguindo o cronograma de compromissos, na terça-feira (26), a Vice-presidente esteve reunida, na Câmara de Deputados, com parlamentares piauienses, Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, para discussão sobre o piso dos trabalhadores da Enfermagem e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015 que proíbe a criação de novas despesas para estados e municípios sem a respectiva fonte orçamentária, já que pode barrar os pisos salariais de algumas categorias.
Já na quarta-feira (27), a gestora participou de reunião da Diretoria do Conasems que discutiu as seguintes temáticas: o piso salarial dos profissionais da Enfermagem, a Rede de Atenção Materno Infantil (RAMI), o Programa Médicos pelo Brasil e Saúde com Agente, habilitação de leitos, entre outros assuntos. De acordo com Leopoldina Cipriano, as discussões foram muito importantes para os Cosems orientarem as redes municipais de Saúde.
“Um tema muito importante discutido na reunião foi o desabastecimento de medicamentos, como a dipirona, principalmente neste período de aumento de casos de dengue e outras arboviroses, que vem preocupando as gestões municipais de saúde”, acrescenta a gestora.
Finalizando a agenda do segundo dia, a Vice-presidente participou, também, de reunião com o Conasems, o Secretário Municipal de Finanças de Teresina, Eduardo Lima, e representantes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para discussão sobre saldos em contas.
O último compromisso da agenda oficial, aconteceu na quinta-feira (28), com o Conasems, o Prefeito de Arraial, Aldemes Barroso, a Prefeita de Francisco Ayres, Eugênia Nunes, e o(a)s Secretário(a)s Municipais de Saúde de Arraial, Maria do Rosário Rocha, de Curimatá, Josonilson Miranda, e de Caraúbas, Silvana Sousa.
Durante as discussões, os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre a Atenção Básica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Conasems, na ocasião, deu apoio aos municípios em relação aos processos que estão tramitando no Ministério da Saúde. “Foram dias de reuniões bastante positivas para a saúde do Piauí”, finalizou Leopoldina Cipriano.
Território Vale do Guaribas discute problemas de saúde específicos da região e acesso ao CPN de Picos em reunião da CIR Data/Hora: 11/08/2022 15:33:59 |
Macrorregião Semiárido participa de oficina sobre a Análise Situacional PRI Data/Hora: 09/08/2022 19:08:14 |
CIR Planície Litorânea: reunião delibera sobre pautas importantes para o território Data/Hora: 08/08/2022 10:08:17 |
Desempenho de Oeiras no Programa Previne Brasil é destaque em reunião da CIR Vale do Sambito Data/Hora: 05/08/2022 11:59:07 |
Cosems-PI e Sesapi debatem dificuldades dos municípios durante reunião da CIB Data/Hora: 04/08/2022 17:56:03 |
Leia todas as notícias |
---|