A última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do ano de 2021 aconteceu nesta quinta-feira (23). A atividade contou com a presença de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e de gestores municipais. Durante o encontro, foram pautados diversos assuntos acerca da saúde pública; em destaque, o plano de ação da região de saúde dos Cocais, solicitações e repasses financeiros para as regiões de saúde, monitoramento de contatos para parecer de distribuição de testes rápidos, habilitações de leitos no Hospital Universitário e a Central Estadual de Transplantes.
A Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, cobrou o cofinanciamento por parte do Estado do Piauí à Atenção Básica de Saúde dos municípios: “Nós não vamos virar o ano sem o cofinanciamento da Atenção Básica, porque percebemos perfeitamente através das apresentações, que essa é a principal necessidade das regiões” destaca.
O técnico do Hospital Regional Chagas Rodrigues, Saul Neres, apresentou o Plano da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da região dos Cocais. O projeto trata do desenvolvimento da rede de atenção no principal hospital da região, onde ,com a resolutividade, comtemplaria várias localidades. “Isso vai fortalecer muito a descentralização, para podermos fazermos que essa rede de urgência e emergência fortaleça ainda mais esse e vários outros territórios no Piauí” comenta.
Durante a Bipartite, Maria de Lourdes Veras apresentou a pauta referente à Central Estadual de Transplantes, onde falou sobre a avaliação do laboratório de biogenética e biologia molecular da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a determinação da nova distribuição das cotas de exames de doadores voluntários de medula óssea. A médica afirma que o laboratório já atende todas as exigências previstas. “O laboratório já tem plena condição de realizar a cota máxima que foi estipulada pelo Estado do Piauí, atendemos plenamente a todas as exigências da atual portaria” declara.
Na oportunidade, os gestores manifestaram as necessidades financeiras de seus munícipios como a ampliação de frotas de unidades básicas do Samu, solicitações financeiras designadas à saúde pública e pedidos de aumento de teto. As demandas foram apresentadas para a Sesapi que aprovou os pedidos solicitados através da instância colegiada presente no encontro.
Território Vale do Guaribas discute problemas de saúde específicos da região e acesso ao CPN de Picos em reunião da CIR Data/Hora: 11/08/2022 15:33:59 |
Macrorregião Semiárido participa de oficina sobre a Análise Situacional PRI Data/Hora: 09/08/2022 19:08:14 |
CIR Planície Litorânea: reunião delibera sobre pautas importantes para o território Data/Hora: 08/08/2022 10:08:17 |
Desempenho de Oeiras no Programa Previne Brasil é destaque em reunião da CIR Vale do Sambito Data/Hora: 05/08/2022 11:59:07 |
Cosems-PI e Sesapi debatem dificuldades dos municípios durante reunião da CIB Data/Hora: 04/08/2022 17:56:03 |
Leia todas as notícias |
---|