logo_cosemspi

Território Vale do Guaribas discute problemas de saúde específicos da região e acesso ao CPN de Picos em reunião da CIR

  Data e Hora: 11/08/2022 15:33:59

Os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Vale do Guaribas estiveram reunidos, nesta quarta-feira (10), em Picos, para discutir temas importantes para a saúde pública na região. Dentre os assuntos tratados, houve destaque para a necessidade de conhecimento dos gestores sobre os encaminhamentos necessários para acesso a clínicas e ao hospital local.

O Centro de Reabilitação Santa Ana, em Picos, esteve em pauta, com uma explicação sobre os serviços oferecidos no local e sobre como se dá o protocolo de acesso para obter atendimento. Também foi realizada uma explanação a respeito do fluxo de acesso e do processo necessário para que os gestores possam encaminhar pacientes de seus municípios para a Clínica Integrada de Saúde da Mulher (Clisam).

A reunião contou com a participação de uma técnica do Hospital Regional Justino Luz, que tratou sobre o Centro de Parto Normal (CPN) e sobre como os municípios podem proceder para encaminhar pacientes gestantes para atendimento no local. A participação foi solicitada por equipe do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), que identificou um elevado número de partos cesáreos na região.

De acordo a Apoiadora do Cosems-PI, Socorro Moura, o dado foi constatado durante a oficina de Análise do Planejamento Regional Integrado (PRI), realizada em Picos nesta semana. “Identificamos que esse foi um dos principais problemas apontados e fizemos contato com a Diretoria do Hospital, que encaminhou a técnica para esclarecer sobre o CPN, que é recente, mas que já funciona e atende os 42 municípios do território”, explicou.

As apoiadoras Socorro Moura e Andréia de Abreu Cavalcante aproveitaram a oportunidade para falar a respeito dos instrumentos de planejamento que os gestores devem construir e incluir no Sistema DigiSUS, sobre o curso Saúde com Agente e o Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá no mês de novembro.