logo_cosemspi

Território Entre Rios e Carnaúbais participam de CIR conjunta em Teresina

  Data e Hora: 06/10/2023 08:06:59

A pauta que reuniu, nesta quarta-feira (7), os gestores dos Territórios de Saúde de Entre Rios e Carnaúbais foi a apresentação do protocolo do ambulatório de alto risco da gestante e da criança na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. Além da participação dos gestores municipais de saúde, coordenadores e equipes técnicas estiveram também presentes.

O ambulatório tem capacidade de receber em média 6 mil atendimentos por mês. Conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e profissionais de serviço social. A apresentação da organização do ambulatório de atendimento às gestantes foi realizada pelo consultor do Projeto de Planificação em Saúde, Ângelo Brito.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, apontou que as informações apresentadas são essenciais para a otimização dos processos ambulatórios nas gestões municipais. “Ter vocês aqui hoje é a prova da força dos nossos municípios. Debater a saúde da mulher é cada vez mais necessário, tendo em vista os índice preocupantes de mortalidade materna em nosso estado”, destacou.

Presente na reunião, a coordenadora da Comissão Intergestores Regionais da Região de Saúde (CIR) de Entre Rios e secretária municipal de saúde de Olho D’Água do Piauí, Dira Lima, ressaltou que a presença dos secretários nas reuniões é indispensável. “Estivemos com vários secretários e o momento foi de muita satisfação. Como coordenadora de CIR, reforço a mensagem de sempre, que nossos secretários estejam nesse espaço de discussão, envolvidos com a saúde do Território”, afirmou.

Para a coordenadora da CIR Carnaúbais e secretária municipal de saúde de Juazeiro do Piauí, Lidiane Gomes, as pautas debatidas proporcionaram atualizações necessárias aos profissionais de saúde presentes. “Foi um momento muito importante, onde ouvimos orientações e tivemos uma conversa de como irá funcionar o ambulatório a partir do dia 20 de outubro. Também tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura dessa nova referência de saúde no Piauí”, pontuou.