logo_cosemspi

Território Carnaubais finaliza oficina do PRI com gestores e técnicos

  Data e Hora: 18/11/2022 18:01:40

 

O município de Campo Maior foi sede, nos últimos três dias, da oficina sobre Planejamento Regional Integrado (PRI), do território Carnaubais. Além de secretários municipais e técnicos de saúde, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Cosems-PI, Universidade Federal do Piauí, Beneficência Portuguesa e Ministério da Saúde.

O objetivo da oficina, que iniciou na quarta-feira (16) e finalizou nesta sexta-feira (18), é levantar as principais dificuldades da saúde em cada região, suas evidências e naturezas, para elaborar um planejamento integrado entre territórios e estado a fim de solucionar os problemas apontados.

Na quarta-feira (16), foi realizada uma exposição dialogada, com apresentação do significado e importância do PRI. Também houve formação de grupos para discussão dos temas debatidos. Já o segundo dia contou com atividades em grupo sobre Priorização/Hierarquização dos Problemas e Necessidades de Saúde.

O último dia contou com uma Plenária de Socialização e Avaliação, seguidas do encerramento da Oficina. “Essa oficina foi de fundamental importância para a construção do plano regional porque os gestores foram ouvidos, foram debatidos os problemas de cada município, que são comuns e se consolidando em propostas que vão construir o plano regional e o plano estadual de saúde”, afirmou Antonia Soares, Secretária Municipal de Saúde de Castelo do Piauí.

“Foi um momento de muita aprendizagem para todos os gestores, de ouvir a voz de todos os segmentos, extremamente rico. Acreditamos que vamos construir um território forte, organizar os pontos de apoio das redes para que possamos ter saúde de melhor qualidade para todos os munícipes do nosso território”, finalizou.