logo_cosemspi

Sesapi e Cosems-PI realizam Seminário Estadual de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde

  Data e Hora: 11/02/2021 07:25:50

Teve início nesta quarta-feira (10) o Seminário Estadual de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e, neste ano, está sendo feito de forma virtual, por meio de videoconferências, em função das medidas de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

O Seminário visa acolher os novos gestores municipais de Saúde; informar sobre a Política de Saúde do país materializada no modelo, organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS); orientar e informar sobre o modelo de gestão colegiada do SUS, as responsabilidades legais da gestão; entre outros temas.

Durante a manhã, a programação foi voltada para as palestras e mesas redondas, transmitidas pelo Canal Educação, do Governo do Estado do Piauí. À tarde, aconteceram as oficinas de temáticas referentes ao funcionamento do SUS.

A mesa de abertura do evento abordou o tema “O desafio da Gestão do SUS no contexto da pandemia do coronavírus” e contou com a participação da Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira; da Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano; do Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; do Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire; e de representantes da Sesapi.

Em sua fala, a presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde durante a pandemia. “A pandemia mostrou a potência do SUS, dos gestores e de todos os trabalhadores de Saúde. Nós precisamos estar, durante todo tempo, nos organizando de uma maneira para dar continuidade às ações e serviços que precisam ser oferecidos à população e ao mesmo tempo adequando nosso processo de trabalho em meio a toda esta situação”, disse.

“Quero dar boas vindas a todos os Secretários Municipais de Saúde que estão iniciando essa militância, essa paixão pelo Sistema Único de Saúde. Eu costumo dizer que aqui é assim: chegar e se apaixonar”, destacou Leopoldina Cipriano, agradecendo, ainda, a presença de todos os gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde.

Florentino Neto evidenciou que, com a pandemia, a população se conscientizou da importância do SUS e ressaltou o fortalecimento do Sistema nos municípios. “Surge de toda essa problemática que nós estamos vivendo a força da Atenção Básica, da Estratégia de Saúde da Família e das outras ações municipais”, afirmou.

Durante a mesa de abertura, o presidente do Conasems, Wilames Freire, destacou a atuação do governador do estado do Piauí, Wellington Dias, em relação à vacinação contra a Covid-19. “É uma das peças fundamentais do país na viabilização do diálogo com o Governo Federal, estados e municípios, liderando os governadores do Nordeste e do Brasil neste dialógo permanente na busca de melhores condições de vida e viabilizando vacina para todos”, ressaltou.

Na sequência desta mesa de abertura, Wilames Freire ministrou a palestra “O SUS como Política Pública: princípios, organização e funcionamento”, e explicou a função dos Cosems e do Conasems. “A rede Cosems e Conasems têm a função de integração e fortalecimento da gestão municipal, garantindo a agilidade da comunicação e da qualidade da informação”, ressaltou.

Após a palestra, a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), Tatiana Chaves, e assessora técnica do Conasems Kandice de Melo Falcão participaram da mesa redonda “Vigilância e Atenção em Saúde com foco no enfrentamento da pandemia: papel das vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, a informação e comunicação efetiva e as ações de prevenção”.

Para fechar a manhã, a programação contemplou a palestra Responsabilidades Gestoras das Secretarias Municipais de Saúde e a relevância do Planejamento Regional Integrado (PRI): Ferramentas de Planejamento e Gestão, ministrada pela diretora da Diretoria de Unidade de Planejamento (DUP), Ana Eulálio.

Ana Eulálio destacou quais os desafios das gestões municipais de Saúde. “O grande desafio que está posto para todos os gestores, sejam gestores municipais já experientes, sejam gestores que adentram a gestão neste momento, é a imprevisibilidade do cenário”, frisou.

O evento segue nesta quinta-feira (11) a partir das 8h30. Assista aqui ao primeiro dia do evento: