logo_cosemspi

Ser Gestor SUS: 2ª edição do curso será apresentada no Piauí em Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde

  Data e Hora: 31/10/2024 23:22:18

Brasília foi sede do lançamento da 2ª edição do Ser Gestor SUS – 2025, curso virtual voltado para secretários municipais de saúde e equipes técnicas dos municípios. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), foi apresentada a membros da Diretoria, presidentes de Cosems, apoiadores e coordenadores estaduais da Rede Conasems-Cosems.

Com o objetivo de alcançar mais gestores e profissionais de saúde, o curso conta com 180 horas de carga horária e é estruturado no formato autoinstrucional, método que possibilita o acesso independente de usuários sem a necessidade instrutor ou mediador.

No Piauí, o curso será lançado no Acolhimento aos Novos Gestores, evento que acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2025.

“A divulgação ocorrerá também no decorrer do ano em todas as Regiões de Saúde, com o objetivo de incentivar a participação dos gestores e equipes técnicas”, explicou a assessora técnica e coordenadora estadual da Rede Conasems-Cosems, Amanda Pinheiro.

Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, aponta que o curso será essencial para os gestores que, pela primeira vez, assumirão a gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios “O curso atenderá as demandas de nossas Regiões de Saúde e beneficiará a todos os gestores municipais de saúde. Com muito orgulho, nós promoveremos essa ferramenta de transformação para o nosso estado”, disse.

Para Andreia Cavalcante, apoiadora do Cosems-PI, o Ser Gestor SUS, facilitará os processos de trabalho do Apoio nos Territórios de Saúde.

“Acreditamos que será um importante instrumento para a gestão municipal e inspirará os atores do SUS a percorrerem caminhos mais seguros e a ofertarem mais qualidade à população assistida. Além de nos auxiliar na orientação a esses gestores, fortalecendo as discussões nas Regiões de Saúde”, relatou.

Já o presidente do Conasems e secretário municipal de saúde de Pirenópolis/GO, Hisham Hamida, enfatizou que o curso será uma base técnica fundamental para as gestões municipais de saúde do Brasil.

“Temos total confiança e acreditamos que aquele cidadão que cursar e seguir as orientações do Ser Gestor não terá problemas com a gestão do SUS”, concluiu.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação do Conasems