Os municípios de Assunção do Piauí, Castelo do Piauí, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Pio IX e Teresina tiveram seus relatos selecionados na 1ª fase do Intercâmbio de Experiências da iniciativa APS Forte SUS – no combate à pandemia. No total, as localidades supracitadas obtiveram 14 relatos aprovados no certame.
A iniciativa é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, e busca estimular o debate e divulgar de forma célere as estratégias inovadoras, de cada território, para organizar e adaptar os serviços de saúde com o objetivo de enfrentamento dos desafios a saúde pública.
A secretária municipal de saúde de Castelo do Piauí, Leila Soares, destacou os benefícios do projeto selecionado para a população de seu município. “A ação de estímulo ao isolamento trouxe uma segurança e obteve grande aceitação da população. Quando iniciamos, os casos no estado de São Paulo estavam crescendo, muitos conterrâneos ficaram desempregados e, por medo, decidiram retornar a sua cidade natal. Devido ao receio de essas pessoas estarem ou não infectadas, o município desenvolveu essa abordagem de isolamento e monitoramento na unidade escolar. Conseguimos tranquilizar a população, acolher nossos conterrâneos e tirar os possíveis suspeitos de COVID-19”, afirmou a secretária. “Essa seleção trouxe o reconhecimento da ação em nível nacional, além da valorização do trabalho dos nossos profissionais no combate à pandemia”, acrescentou.
Para Andreia Sena, enfermeira, apoiadora Institucional da Diretoria de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, essa seleção é de extrema importância “para mostrar às pessoas que a APS se mantém essencial e ativa no cuidado às pessoas, e muito mais agora em meio à essa pandemia”. “O benefício é para todos, serviços de saúde, gestores, trabalhadores e população em geral, pois, ao tempo que escrevemos nossas experiências, incentivamos outras equipes e municípios a fazerem tais ações ou a nos terem como exemplo de algo que está dando certo”, ressaltou. O município teve 9 relatos escolhidos na seletiva.
O município Pio IX teve o seu relato “Suporte informacional e emocional por meio da sabedoria popular em cordéis e TICs” selecionado na primeira fase da iniciativa. O secretário municipal de saúde de Pio IX, Luís Pereira, enfatizou a importância da literatura de cordel para a transmissão de forma mais didática de informações. “O maior benefício é a linguagem acessível a todos e também a forma de divulgação através das redes sociais. É uma característica nossa gostar muito da literatura de cordel, então, qualquer assunto ou tema que seja abordado usando a literatura de cordel tem uma receptividade muito grande”, esclareceu o secretário.
Conheça os projetos selecionados na primeira fase:
Projeto “As ações de educação em saúde como forma de conscientização e prevenção da Covid-19” – município de Assunção do Piauí.
Projeto “Castelo do Piauí no combate a COVID-19: isolamento social e quarentena como estratégia de enfrentamento” – município de Castelo do Piauí.
Projeto “Telemonitoramento fisioterapêutico: uma estratégia de atenção integral à saúde das gestantes” – município de José de Freitas.
Projeto “A imersão de equipes volantes em cada canto do território pela prevenção comunitária a Covid-19” – município de Juazeiro do Piauí.
Projeto “Suporte informacional e emocional por meio da sabedoria popular em cordéis e TICs” – município de Pio IX.
Projeto “Uso de TICs na assistência em saúde aos pacientes com síndrome gripal na atenção primária do município de Teresina-PI” – município de Teresina.
Projeto “Telemonitoramento em Fisioterapia: possibilidade de continuidade do cuidado de idosos em tempos de pandemia” – município de Teresina.
Projeto “Implantação de um Sistema de Teleorientação Odontológica em Teresina: Projeto Zap Odonto” – município de Teresina.
Projeto “Projeto de Intervenção: saúde indoor na unidade básica de saúde” – município de Teresina.
Projeto “Projeto de Assistência: saúde na unidade básica de saúde” – município de Teresina.
Projeto “Odonto Mais Saúde – telemonitoramento e teleorientação odontológica” – município de Teresina.
Projeto “Busca Ativa com rastreamento de contatos domiciliares de casos confirmados de covid-19 na atenção primária” – município de Teresina.
Projeto “Atuação das Assistentes Sociais em tempos de pandemia na atenção primária” – município de Teresina.
Projeto “E-book Educativo: alimentação e a covid-19” – município de Teresina.
Você pode participar da iniciativa até o dia 15 de julho. Inscreva-se aqui!
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|