logo_cosemspi

Saúde pública do Piauí é destaque nas reuniões ordinárias das CIRs Rios Piauí e Itaueira e Cocais

  Data e Hora: 29/06/2023 18:24:18

 

As Comissões Intergestores Regionais (CIRs) dos Territórios Rios Piauí e Itaueira e Cocais participaram, nesta quarta-feira (29), das reuniões ordinárias do mês de junho nos municípios de Floriano e São João do Arraial. Discutir e pactuar pautas relacionadas à saúde pública dos municípios foi o objetivo dos encontros. O Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) foi representado pelas apoiadoras Thiene Coelho e Luzita Tomaz.

Em Floriano, os integrantes da CIR Rios Piauí e Itaueira debateram pautas como o Programa Farmácia Popular, Programa Mais Médicos, encaminhamentos da reunião de Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e retomada de cirurgias eletivas no Hospital Tibério Nunes.

Paulo Rocha, Secretário Municipal de Saúde de Guadalupe e coordenador da CIR Rios Piauí e Itaueira, apontou a relevância da retomada de cirurgias eletivas no Hospital Tibério Nunes para a saúde pública do Território. “Quero destacar a importância da retomada das cirurgias eletivas que há mais de seis meses não eram realizadas no hospital. As reclamações por parte dos Secretários eram constantes, por isso participamos de uma reunião extraordinária com a presença do Ministério Público para discutirmos a pauta”, explica.

Sobre a CIR de Cocais, foram tratados assuntos como edital dos Mais Médicos, Programa Farmácia Popular, monitoramento saldo em conta e os informes do Cosems-PI. Também ocorreu a eleição do novo coordenador da CIR, o SMS de Porto e diretor do Cosems-PI, Murilo Sotero.

O gestor enfatiza a necessidade dos encontros na busca de um Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “Mais uma vez concluímos um belíssimo trabalho. Na reunião, discutimos uma infinidade de pautas, dentre elas as Portarias e o Edital do Mais Médico. Um momento muito importante para o nosso Território”, salienta.