logo_cosemspi

Saúde digital no Piauí reúne Cosems-PI, MS e Sesapi em Teresina e Floriano

  Data e Hora: 28/10/2023 09:12:16

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) promoveram, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Teresina e Floriano, atividades com profissionais e gestores municipais de saúde voltadas ao uso da plataforma Conecte SUS na Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios.

O Conecte SUS, programa do Governo Federal, tem como objetivo informatizar e integrar os dados de saúde dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na visita do MS, os técnicos do órgão conheceram a realidade da saúde digital no estado por meio do diálogo com secretários e profissionais de saúde e das visitas técnicas realizadas em estabelecimentos de saúde de Teresina e Floriano.

Em Teresina, no dia 25, aconteceu a Oficina de Expansão Conecte SUS com a presença de mais de 100 gestores e técnicos municipais de saúde. O dabate foi marcado por dúvidas e troca de experiências por parte dos gestores que estiveram presentes no evento.

Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI, reforçou que o objetivo da instituição é levar o que tem de melhor para as gestões municipais de saúde. “Saúde pública se faz com informatização e qualidade nos serviços prestados. O nosso objetivo enquanto Cosems-PI é levar o que há de melhor para as gestões municipais de saúde. Este momento é de fortalecimento”, destacou.

Já Joselio Queiroz, assessor técnico do MS, enfatizou a importância da informatização para a saúde pública no Brasil. “Durante essa agenda, nós contextualizamos sobre a RNDS, o Conecte SUS e a sua capacidade de proporcionar aos profissionais de saúde e às gestões municipais informações para a tomada de decisões assertivas”, pontuou.

A secretária municipal de Floriano, Caroline Reis, recebeu as comitivas do Cosems-PI, MS e Sesapi em seu município e destacou que a visita beneficiará a vida dos cidadãos. “Um momento importante para a saúde de Floriano que vai ter impacto significativo na vida do cidadão que utiliza os serviços de saúde”, apontou.