logo_cosemspi

Reunião da CIR Rios Piauí e Itaueira discute Sisagua e pautas relevantes para a saúde no território

  Data e Hora: 19/08/2022 08:00:19

Aconteceu, nesta quinta-feira (18), a reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, no auditório da 10ª Gerência Regional de Saúde (GRS), no município de Floriano. O encontro foi presidido pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre do Piauí, Cleudijanne Soares, e teve a participação de secretários e técnicos de saúde dos municípios da região, além do coordenador da GRS, Maurício Bezerra, e da Apoiadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) Luzita Tomaz.

Dentre as pautas discutidas, houve atenção especial para o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), que volta a funcionar após um período sem operação. De acordo com Cleudijanne Soares, o sistema não funcionava há dois anos. “Existia uma falta de técnicos, falta de insumos para analisar as amostras de água e sabemos que isso tem um impacto direto nos municípios, envolvendo não somente o questionamento da população, como também do Ministério Público”, reforçou.

Na oportunidade, o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) e gestores municipais dialogaram sobre a funcionalidade do sistema no território. Após a discussão, foi encaminhada uma capacitação, dividida em três etapas, direcionada aos técnicos municipais para entender o Sistema e sua funcionalidade, contribuindo para a melhoria da comunicação entre municípios e GRS do território.

Também esteve em discussão o incentivo financeiro que os municípios devem repassar aos médicos participantes do programa Médicos Pelo Brasil, definido através de portaria lançada pelo Ministério da Saúde no mês de agosto. A Apoiadora Luzita Tomaz reforçou na reunião que, segundo o documento, o município que descumprir a norma poderá ser descredenciado do Programa.

Houve destaque também para a portaria que diz respeito à qualificação da Vigilância Sanitária, com metas anuais que os municípios devem cumprir a fim de continuar recebendo repasses financeiros. Na ocasião, os gestores apresentaram os desempenhos de seus municípios no cumprimento dessas metas.

Duas propostas foram aprovadas pelo colegiado durante a reunião: a implantação de uma Equipe de Saúde Bucal no município de Canto do Buriti e a aquisição de ambulância em Francisco Ayres.