logo_cosemspi

Reunião da CIR do Tabuleiro do Alto Parnaíba define para outubro Mutirão de Catarata

  Data e Hora: 26/09/2022 16:16:31

Com foco em confeccionar o cronograma do Mutirão de Cirurgias de Catarata 2022 para o Tabuleiro do Alto Parnaíba, os integrantes da Comissão Intergestores Regional (CIR) do território reuniram-se, nesta segunda-feira (26), de forma virtual, para definir as datas de triagem oftalmológica e de cirurgias para cada município.

Estiveram presentes na reunião quatro dos cinco gestores que fazem parte da região de saúde, além da Apoiadora Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Luzita Tomaz, e do técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), João Victor Barbosa.

Ficou acordado pelo colegiado que as consultas para triagem serão realizadas no dia 10 de outubro, enquanto as cirurgias estão marcadas para os dias 16 e 17 do mesmo mês. Foram disponibilizadas 376 vagas para consultas oftalmológicas no território e um total de 300 vagas para a realização das cirurgias. Foi definido também que será de responsabilidade das administrações municipais o transporte, a alimentação, a identificação e o acompanhamento dos pacientes.

O Secretário Municipal de Saúde de Ribeiro Gonçalves, Gean Teixeira, falou em nome dos demais gestores sobre a ação. “Mais uma vez, estamos sendo contemplados no mutirão, que é uma demanda grande em vários municípios e nossa região sempre ficou à mercê, mas, Graças a Deus, do ano passado para cá, estamos sendo contemplados e só temos a agradecer”, afirmou.

O encontro também contou com espaço para informes da Apoiadora Luzita Tomaz, que falou com os gestores a respeito da cobertura vacinal no território e do saldo em conta dos municípios.