A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta sexta-feira (5), reunião conjunta com os representantes regionais da entidade para discutir pautas referentes à saúde pública nas regiões do Piauí. Entre os temas debatidos, tiveram destaque a implantação da regulação nos territórios, a representação nos grupos condutores e o acesso aos mutirões e às cirurgias eletivas.
Iniciando o encontro, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, pontuou a necessidade dos encontros periódicos entre os membros da Diretoria e os representantes regionais. “Nós queremos estar fazendo esse diálogo com vocês para escutar as demandas e as situações que às vezes nos deparamos dentro das regiões e municípios, para tirarmos os encaminhamentos e buscarmos um retorno”, destacou.
Em relação à implantação da regulação nas regiões de saúde, foi apresentado aos presentes a pactuação com a Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), para início do processo nos territórios. “Nós priorizamos neste primeiro momento que o Estado do Piauí tenha a regulação ambulatorial em todos os territórios pelo menos para acesso aos procedimentos nos municípios que são sede”, ressaltou Socorro Candeira, Consultora do Cosems-PI.
Quanto à participação dos membros da Diretoria nos grupos condutores da saúde no estado, a Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, evidenciou a importância da presença da instituição nestas instâncias. “Precisamos da participação dos membros do Cosems-PI para nas nossas reuniões de Diretoria apresentarem as informações que estão sendo discutidas e as pactuações destes grupos”, frisou.
Na oportunidade, Leopoldina Cipriano descreveu quais são os grupos e os respectivos membros do Cosems-PI que farão parte desta composição.
Ainda durante a reunião, Auridene Moreira apresentou os encaminhamentos da agenda de reuniões do Cosems-PI com o Governador Wellington Dias e o Secretário Estadual de Saúde Florentino Neto. A gestora evidenciou as solicitações do Cosems-PI em relação ao cumprimento das pactuações das realizadas nas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite; a ampliação do incentivo financeiro de R$ 1,50, para cada dose aplicada e registrada no Sistema Nacional SI-PNI até dezembro; e ao reajuste no valor da cofinanciamento do estado.
Na ocasião, o Diretor do Cosems-PI e SMS de Porto, Murilo Sotero, destacou a situação da realização dos mutirões de cirurgias e a oferta de cirurgias eletivas nas regiões de saúde. Segundo o gestor, há no território a interferência de critérios políticos na oferta desses serviços.
A reunião foi finalizada com os informes, entre eles sobre a Oficina do Previne Brasil que será realizada em parceria com a Sesapi, em Teresina, no próximo dia 18 de novembro.
PRI: Oficina reúne coordenadores de CIR em Teresina Data/Hora: 07/06/2023 16:10:04 |
Cosems-PI participa do 1º Seminário de Mobilização para a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis Data/Hora: 02/06/2023 21:37:02 |
Piso dos profissionais de enfermagem é tema de mais uma edição do Conversa com o Gestor Data/Hora: 30/05/2023 12:09:57 |
Cosems-PI participa do lançamento do Projeto de Expansão da Rede Média e Alta Complexidade do Piauí Data/Hora: 27/05/2023 11:45:30 |
Gestores de saúde discutem saúde pública em reuniões ordinárias da CIR Data/Hora: 27/05/2023 11:33:29 |
Leia todas as notícias |
---|