logo_cosemspi

PRI: Oficina reúne coordenadores de CIR em Teresina

  Data e Hora: 07/06/2023 16:10:04

Coordenadores das Comissões Intergestores Regionais (CIR) dos Territórios de Saúde do Piauí participaram, nesta terça-feira (6)e quarta-feira (7), junto a representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Conselho Estadual de Saúde (CES) e Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) da Oficina de Alinhamento Conceitual e Metodológico da Fase 4 do Projeto de Regionalização. O intuito do encontro foi discutir ações referentes à saúde pública do estado.

O Planejamento Regional Integrado é um processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que compreende a Análise de Situação de Saúde das Regiões e Macrorregiões de Saúde do Estado; com base nos Planos Municipais de Saúde; o Desenho da Rede de Atenção à Saúde (RAS); a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS); e a implantação dos Mecanismos de Governança Regional.

Na abertura do evento, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, salientou o papel do gestor no Sistema Único de Saúde do seu município. “Nós estamos aqui, representando todas as regiões do estado, nós que vivemos o SUS, nós que somos a porta de entrada do usuário, para fortalecer a saúde pública dos nossos municípios”, destaca.

Para Jeferson Campelo, Superintendente de Gestão da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a oficina é uma oportunidade de desenvolver ações fundamentais no SUS do Piauí.
“A gente espera muito de vocês. Sabemos que daqui sairão bons resultados para a saúde pública do Piauí”, frisa

Presente na oficina, a Coordenadora da CIR Vale do Sambito, Lúcia Carvalho, afirma que as temáticas trabalhadas são essenciais para o desenvolvimento dos Territórios de Saúde. “Para nós, coordenadores e representantes regionais, é muito importante acompanhar assuntos como esse. É um passo importante para que a gente fortaleça nossos Territórios”, salienta.