logo_cosemspi

Cosems-PI, Sesapi e BP iniciam oficinas de planejamento na macrorregião Cerrados

  Data e Hora: 26/07/2022 09:52:32

Gestores e técnicos participando da oficina regional em Bom Jesus

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Beneficência Portuguesa (BP) iniciaram, nesta segunda-feira (25), as primeiras oficinas regionais de construção do Planejamento Regional Integrado (PRI) no estado do Piauí. As oficinas estão acontecendo simultaneamente nos municípios de Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, tendo como público-alvo gestores e técnicos municipais de saúde dos territórios Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros Alto Parnaíba, Chapada das Mangabeiras e Serra da Capivara. Os eventos seguem até esta quarta-feira (27).

Nesta etapa do PRI, os objetivos principais das oficinas, que têm como tema “O Desafio de consolidar a Regionalização e o Fortalecimento da Governança Regional“, são instrumentalizar os gestores e técnicos municipais no manejo teórico e metodológico das ferramentas técnicas de elaboração da análise situacional de saúde da região de saúde e identificar e listar os problemas e necessidades prioritários da região de saúde, suas evidências e suas naturezas.

O primeiro dia de evento tratou sobre temáticas como a “Regionalização como Modelo de Organização do Sistema de Saúde”, “Indicadores de Saúde”, “Análise Situacional de Saúde” e realização de trabalhos em grupos para a discussão de temas referentes ao PRI.

Realização de trabalho em grupo na oficina regional em Floriano

Para a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, as oficinas são momentos de extrema importância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí. “Essa aproximação com os gestores e técnicos tem o intuito de conhecer melhor a realidade de todas as regiões de saúde, principalmente as potencialidades e as fragilidades desses espaços regionais, para, assim, criar-se estratégias que possam fortalecer cada vez mais as ações nos territórios”, pontua.

Oficina regional realizada em São Raimundo Nonato

“Nesse sentido, estamos fazendo uma discussão da Programação Pactuada e Integrada, que é a PPI, para revermos todo o processo de ofertas de ações e serviços em saúde nos territórios”, acrescenta a gestora.

PRI

O Planejamento Regional Integrado é um processo de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que compreende a Análise de Situação de Saúde das Regiões e Macrorregiões de Saúde do Estado; com base nos Planos Municipais de Saúde; o Desenho da Rede de Atenção à Saúde (RAS); a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde (PGASS); e a implantação dos Mecanismos de Governança Regional.