logo_cosemspi

Previne Brasil: Cosems-PI realiza Roda e Conversa com as macrorregiões Litoral e Semiárido

  Data e Hora: 06/04/2022 10:31:42

Nesta terça-feira (5), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou a última Roda de Conversa do ciclo sobre os indicadores do Previne Brasil com gestores e técnicos das macrorregiões Litoral, formada pelas regiões Cocais e Planície Litorânea; e Semiárido, que compreende as regiões Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Vale do Sambito.

Iniciando o encontro, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, ressaltou que a roda de conversa é um dos espaços promovidos pelo Cosems-PI para aproximação com gestores e para discutir as necessidades das redes municipais de saúde. “Nós vimos desenvolvendo esse trabalho no sentido de apoiar o gestor e o técnico no dia a dia, com todas as demandas que precisamos dar um retorno ao Ministério da Saúde”, destacou.

Os indicadores de desempenho são um dos componentes do programa Previne Brasil que avaliam a execução da Atenção Básica, a partir de critérios e de metas previamente estimadas. Em 2022, a Portaria GM/MS N° 102, trouxe diversas alterações a este componente. Na ocasião, a Apoiadora Institucional do Cosems-PI, Socorro Moura, expôs as mudanças estabelecidas pela publicação ministerial.

“O parâmetro representa o valor de referência utilizado para indicar a performance ideal que se espera alcançar; as metas representam a quantificação do valor de referência do alcance da qualidade esperada para o indicador no contexto do pagamento por desempenho; o peso é o fator de multiplicação de cada indicador na nota final; e o ISF é o indicador sintético, que varia de 0 a 10, e é obtido a partir da nota final de cada indicador. Isso é que vai nortear os nossos indicadores”, pontuou Socorro Moura.

Quanto à informatização da Atenção Primária, a Secretária Municipal de Saúde de Santo Inácio, Bruna Lara Carvalho, apresentou as ações da sua rede municipal que garantiu bons resultados em relação aos indicadores do Previne Brasil. Através dessa ferramenta, nós acompanhamos a questão de atendimento, para saber o usuário que ainda não foi atendido. Quando ele não vem até a nossa UBS, nossa equipe vai até ele para poder fechar as informações”, acrescentou.

Já Karoline Alencar, gerente de Informação em Saúde da Atenção Básica da Diretoria de Atenção Básica (DAB), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, apresentou aos participantes aspectos relevantes do processo de trabalho da DAB/FMS para o alcance de metas dos indicadores de desempenho do Previne Brasil.

Em seguida, Andreia Alves, Apoiadora Institucional da DAB/FMS, finalizou a roda esclarecendo dúvidas dos participantes sobre o acesso aos relatórios disponíveis no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).

Confira aqui a apresentação sobre o monitoramento de indicadores de desempenho do Previne Brasil.