Desde a instituição do Programa Previne Brasil, o município de Oeiras (a 226.83 km de Teresina) vem se destacando nas ações de saúde dentro da Atenção Básica. O resultado deste primeiro quadrimestre de 2022 registra Oeiras com o melhor desempenho nos indicadores do programa no Estado do Piauí, evidenciando os avanços referentes à saúde pública alcançados na região.
De acordo com dados apresentados pelo painel do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (eSuS AB) sobre os municípios piauienses, divulgado pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras alcançou o primeiro lugar nos indicadores do programa com um desempenho de 9.82 no Indicador Sintético Final e 98,20% das metas alcançadas.
O eSUS-AB, estabelecido há nove anos por meio da Portaria 1412, de 10 de Julho de 2013, foi uma das principais ferramentas na organização de estratégias de saúde em Oeiras. Com a implantação do serviço, o município iniciou uma série de capacitações com o objetivo de qualificar as equipes que trabalham com a Atenção Básica.
Para o Coordenador Municipal dos Sistemas de Informação da Atenção Básica, Reinaldo Ferreira, o trabalho qualificado foi essencial para o êxito de Oeiras no Previne Brasil. “A qualidade da informação tem que começar pelo cadastro, e, para isso acontecer, foi ofertado um curso de informática básica para todos os agentes comunitários de saúde”, relata.
Já a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, reforçou a importância da qualificação dos profissionais envolvidos e do processo de monitoriamento. “A qualificação e o monitoriamento são muito presentes nas unidades de saúde da família, junto aos profissionais de saúde, observando os indicadores e buscando sempre novas estratégias”, explica.
A gestora salienta, ainda, o esforço conjunto dos profissionais que compõem a SMS de Oeiras para o alcance da nota: “O resultado é um mérito conquistado em conjunto com apoio de toda a equipe que faz parte desse trabalho”.
Sobre a atuação da gestão municipal nesse último quadrimestre, a Coordenadora de Atenção Básica de Oeiras, Raimunda Vieira, ressalta o compromisso dos gestores no que se refere à disponibilização das ferramentas necessárias para processos realizados nas UBS. “Para que chegássemos a esse resultado, foram vários passos; dentre eles, o compromisso e o empenho da gestão municipal no que diz respeito a ofertar condições necessárias no desempenho das funções das equipes de estratégia de saúde da família”, finaliza.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|