logo_cosemspi

Presidente do Cosems-PI cumpre agenda em Brasília

  Data e Hora: 22/06/2023 17:11:25

 

Nos dias 20, 21 e 22, a presidente do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, cumpriu agendas referentes à saúde pública em Brasília junto à assessora técnica da instituição, Amanda Pinheiro.

No primeiro dia em Brasília, a gestora foi responsável pela mediação de uma das mesas da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O tema “Contexto e Perspectivas para Assegurar a Qualidade dos Imunobiológicos na Cadeia de Frio” foi debatido pela Coordenadora Geral de Gestão de Insumos e Rede de Frios do Ministério da Saúde, Thayssa Neiva, o Coordenador de Apoio à Imunização e Monitoramento das Coberturas Vacinais na Atenção Primária do MS, Ricardo Gadelha e pelo Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nereu Mansano.

Na quarta-feira, dia 21, Leopoldina Cipriano esteve presente na reunião ordinária da Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A apresentação da programação definitiva do XXXVII Congresso do Conasems, Encaminhamentos da 6ª Oficina Temática do Projeto ImunizaSUS e o questionário disponibilizado aos gestores municipais
para a confirmação dos profissionais cadastrados que será usado como referência para o repasse dos recursos do Piso de Enfermagem foram algumas das pautas tratadas no encontro.

A presidente também esteve com a Ministra da Saúde Nísia Trindade e o Secretário de Atenção Básica do MS, Nésio Fernandes. O tema da audiência foi a prorrogação do prazo de finalização do curso de agentes comunitários de saúde e a formação de novas turmas para qualificar mais de cem mil profissionais.

“Buscamos, aqui, em Brasília, alinhar informações sobre a saúde pública e fortalecer o diálogo entre os municípios e o governo”, comenta Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI.