logo_cosemspi

Presidência do Cosems-PI cumpre agenda nacional em Brasília e se reúne com o Ministro da Saúde

  Data e Hora: 26/11/2021 11:45:22

Representantes do Cosems-PI ao lado do Presidente do Conasems,  Wilames Freire, e do Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.

A Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, e a Vice-presidente da entidade e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, cumpriram, em Brasília (DF), agenda nacional, nos dias 23 e 24 de novembro. O objetivo da série de compromissos foi apresentar e pautar ações de interesse dos municípios piauienses em relação à saúde pública junto ao Ministério da Saúde (MS).

Na oportunidade, as gestoras, juntamente com o Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, participaram de reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conares).

A agenda teve início na terça-feira (23), com reunião entre as representantes do Cosems-PI, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o representante da FMS, acerca da incorporação do sistema de regulação de consultas (e-Gestor AB) ao Sistema do MS, e-SUS APS.

A demanda solicitada pelo município de Teresina visa utilizar o agendamento das consultas dos usuários do SUS que vão ao atendimento na Atenção Básica e garantir um acesso mais rápido. “Essa proposta do município de Teresina evitará as fraudes na marcação de consultas, uma vez que o usuário sairá da Unidade Básica de Saúde com a consulta já inserida no sistema, aguardando a vaga”, afirma Leopoldina Cipriano.

A Vice-presidente acrescenta que o município de Teresina também está adquirindo um aplicativo de notificação que enviará aos pacientes notificação por SMS ou WhatsApp sobre as consultas agendadas. “Isso diminuirá o absentismo, que é a ausência das pessoas nas consultas”, destaca.

Representantes do Cosems-PI ao lado do Ministro Marcelo Queiroga e do Presidente da FMS Gilberto Albuquerque

Na manhã da quarta-feira (24), um café da manhã com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deu início ao segundo dia de compromissos da Presidência do Cosems-PI na capital federal. Na oportunidade, foi apresentada ao titular da pasta a solicitação referente à prorrogação do financiamento dos Centros Covid-19.

Em relação à pauta, Marcelo Queiroga destacou que a solicitação de orçamento já está na Câmara para ser votada, para que, deste modo, sejam garantidos mais três meses de financiamento destes estabelecimentos.

Na ocasião, as representantes do Cosems-PI apresentaram demandas de municípios piauienses referentes ao bloqueio de recursos da Atenção Primária, que é o caso de Marcos Parente e Miguel Leão. A solicitação de desbloqueio foi atendida e nos próximos dias os recursos já estarão regularizados nas contas municipais.

Outra pauta tratada na agenda com o Ministro da Saúde tratou sobre a habilitação de serviços no Piauí: agentes comunitários de saúde, Equipes de Saúde Bucal e o Programa Saúde na Hora, que estavam pendentes em alguns municípios. O resultado destas solicitações sairá em dezembro, com a publicação das portarias.

Conares

A reunião do Conares teve início na tarde da terça-feira (23) e seguiu até a quarta-feira (24). A esta instância colegiada convoca entidades representativas da saúde dos estados brasileiros para participar de discussões centrais relacionados à saúde pública, tais como programas nacionais, orçamentos, projetos, o quadro da Covid-19, portarias, entre outras questões pertinentes à agenda de ajustes e mudanças para à saúde pública para 2022.

A Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, ressalta que durante esses dois dias “participar das discussões e dos trâmites que estão sendo divulgados juntamente com o Ministério da Saúde, é importante para retornar aos municípios com informações atualizadas, para, assim, dar suporte às regiões de saúde para os secretários que fazem parte dos territórios do nosso Estado.”