Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as demais secretarias de governo, realizou uma caminhada em Amarante na manhã desta quarta-feira (10). O alvo da caminhada fortalecer ações no combate ao Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika.
A secretária Antônia Carvalho, intitulou o evento como um ato de “sensibilização”. “É preciso sensibilizar a todos para que não tenhamos essas doenças no nosso município.”
Escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, e também o colégio Pitágoras II e a Ceapi participaram do ato subdividindo-se em três grandes grupos que se formaram em bairros distintos da cidade.
Instituições e a população se mobilizaram no bairro Areias, no Balão e também na região central do município. A concentração, que reuniu grande público por volta das 8h30, aconteceu na praça da prefeitura, onde o setor de Endemias demonstrou como o mosquito se desenvolve, como é feita a captura das larvas do Aedes e quais ambientes são propícios para a sua formação.
“O objetivo é que todos possam identificar os pontos críticos em imóveis fechados e em terrenos baldios”, disse a secretária.
Outro momento da campanha é a criação de serviços educativos e de planejamento para que as ações de combate, segundo a organização do evento, possam ser inseridas em todas as disciplinas das escolas do município. A secretária assegura que “a medida visa que o mutirão seja realizado continuamente”.
O município, por meio das ações de combate, quer lançar selos em cores distintas que vão identificar os imóveis seguros e os inseguros. A cor verde indica que o imóvel não foi encontrado criadouros; amarela, onde foi encontrado foco; e vermelha onde no imóvel tenha sido encontradas várias larvas, mosquitos e ambientes para desenvolvimento do Aedes Aegypti.
O secretário de Educação, Clístenes Moura, parabenizou Antonia Carvalho e ao prefeito Diego Teixeira, além de agradecer aos alunos, coordenadores e servidores envolvidos na ação. Ele se mostrou sensível à adoção das medidas sugeridas pela secretária de Saúde. “Hoje, nós estamos completando o programa Saúde na Escola, que existe desde 2007, mas que estava parado. Com essa ação prevenvita, certamente nossa crianças e adolescentes terão uma saúde muito melhor”.
O prefeito Diego Teixeira participou da caminhada e fez elogios aos organizadores, às instituições e ao público. “O nosso objetivo é chamar a atenção de todos para essas doenças(Dengue, Chikungunya e Zika) que podem levar à morte. Com esse evento, a gente mostra também a integração que existe entre nossas secretarias”, disse ele ao afirmar que está organizando a “Casa”, apesar das dificuldades, para uma administração cada vez melhor para a população.
Servidores da Secretaria de Educação realizaram uma encenação teatral temática para o público presente intitulada ‘Todos juntos contra a dengue’. Ao final do evento houve entrega de lanches aos participantes da caminhada.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|