logo_cosemspi

Planificação da atenção à saúde na Planície Litorânea

  Data e Hora: 27/06/2017 18:27:46

A Região de Saúde Planície Litorânea foi escolhida para ser o piloto do projeto de Planificação da Atenção à Saúde no estado do Piauí, por ser uma das regiões que mais tem avançado na organização da rede de atenção à saúde.

A Planificação tem como objetivo o fortalecimento da atenção básica dentro da RAS. Segundo o CONASS o Planejamento, plano mensal, mudança nos processos de trabalho e conhecimento compartilhado por meio de uma rede formada por consultores, facilitadores e tutores configuram a Planificação da Atenção à Saúde. A fundamentação teórica da PAS é de autoria de Eugênio Vilaça Mendes, publicada pelo CONASS e OPAS, a saber: As redes de atenção à saúde (2011), O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família (2012) e A construção social da APS (2015).

O CONASS, com experiência acumulada há mais de dez anos, está apoiando tecnicamente e in loco a Planificação que se dá pela realização de oficinas presenciais, onde ao final de cada uma delas será desenvolvido um plano de intervenção na RAS no âmbito regional e municipal. As oficinas visam à organização dos macro e micro processos da Atenção Primaria e Atenção Especializada e deve envolver trabalhadores e gestores.

No estado do Piauí estão previstas sete Oficinas em 2007, três delas já foram realizadas. A primeira, denominada oficina mãe foi realizada no período de 10 a 12 de maio na cidade de Luís Correia. A segunda oficina, foi a de facilitadores realizada no dia 25 de maio, na cidade de Parnaíba e a terceira, no período de 5 a 9 de junho, contou com a participação profissionais de saúde da rede. A última oficina aconteceu de forma descentralizadas o que facilitou a participação efetiva de trabalhadores e gestores dos municípios da região.

Durante a última oficina foi criado também o Grupo Condutor Regional da Planificação, que tem como objetivo apoiar e acompanhar a implantação/implementação da Planificação na região.

O COSEMS PI esteve presente em todos os momentos e em todas as oficinas, participando da mobilização dos técnicos e gestores e promovendo a articulação política necessária para efetivação do processo. O COSEMS PI abraça a proposta e assume o   compromisso de continuar apoiando a Planificação, que com certeza vem para efetivar mudanças positivas no processos de trabalho e na organização da rede de atenção à saúde.