logo_cosemspi

Planície Litorânea discute temas importantes da saúde da região durante reunião da CIR

  Data e Hora: 27/02/2023 17:51:05

A Comissão Intergestores Regional (CIR) do território Planície Litorânea se reuniu, nesta segunda-feira (27), para tratar de assuntos relacionados à saúde pública da região. Participaram representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) a Vice-Presidente da entidade, Leopoldina Cipriano e a Apoiadora Técnica, Thiene Lemos.

O encontro foi realizado na sede da 1ª Coordenação Regional de Saúde de Parnaíba. O colegiado debateu, entre outras pautas, sobre a etapa municipal das conferências/plenárias de saúde, a situação atual dos instrumentos de planejamento e prazos, o resultado do Previne Brasil 2022 e apreciação de solicitação de gestão do recurso Financiamento da Média e Alta Complexidades (MAC) do município de Cocal. Os membros da Comissão também aprovaram, na oportunidade, a solicitação do município de Cocal de aderir à Gestão Plena em Saúde.

A Secretária de Saúde de Cajueiro da Praia, Verônica Ribeiro, elogiou a participação efetiva do Cosems-PI no encontro. “Sentimos a dificuldade em ter todos os secretários presentes, mas tivemos quórum, principalmente para debatermos a importância do fortalecimento da CIR para todos os municípios do território. Tivemos a presença da Vice-Presidente do Cosems-PI, que admiro muito e é uma referência para todos os secretários de saúde, e é sempre gratificante ouvir o que ela passa de aprendizado”, afirmou.

“É importante termos essa interação entre os secretários do território, pois é proveitosa para todos os municípios que compõem a região”, finalizou a gestora.