logo_cosemspi

Piso dos profissionais de enfermagem é tema de mais uma edição do Conversa com o Gestor

  Data e Hora: 30/05/2023 12:09:57

 

Mais de 140 gestores e profissionais de saúde estiveram reunidos, nesta segunda-feira (29), via videoconferência, para discutir o tema “Gestão Municipal e a Implantação do Piso Salarial dos Profissionais de Enfermagem”.

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de resolver dúvidas com a equipe técnica e jurídica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) acerca da Portaria GM/MS Nº 597, publicada em 12 de maio, que estabelece os critérios e parâmetros relacionados à transferência de recursos para a assistência financeira complementar da União, destinados à ajuda financeira para que estados e municípios possam pagar o piso nacional dos profissionais de enfermagem.

Leopoldina Cipriano, presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, aponta que o encontro visa esclarecer pontos relevantes do documento para os municípios. “Nosso objetivo é levar clareza aos gestores sobre um assunto tão relevante nas gestões municipais. Hoje, os municípios puderam resolver dúvidas fundamentais junto à nossa equipe técnica e jurídica”, destaca.

No final da roda de conversa, o assessor jurídico do Cosems-PI, Roberto Moita, reforçou que o Cosems-PI e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde estão acompanhando as atualizações sobre o assunto. “O Cosems-PI juntamente com o Conasems estão acompanhando todo o processo de discussões e atuarão na orientação dos gestores, em especial os secretários de saúde”, finaliza.