logo_cosemspi

Pimenteiras investe em ações na área da saúde e otimiza atendimentos pelo SUS

  Data e Hora: 14/09/2020 09:46:07

O município de Pimenteiras (a 266 km de Teresina), que integra o Território de Desenvolvimento Vale do Sambito, vem realizando ações que contribuem para o aumento de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, como a reforma, a ampliação e a aquisição de novos equipamentos para a sede da Unidade Mista de Saúde e a instalação da Central Covid-19.

A secretária municipal de saúde de Pimenteiras, Maria do Socorro Lopes da Rocha, destaca que os avanços na saúde pública são um grande marco para o seu município. “Hoje poder contar com equipamentos da mais alta tecnologia no atendimento aos nossos pacientes, sem que haja os deslocamentos destes até o município referência que fica a mais de 40 km, nos dá a certeza de que estamos explorando ao máximo o potencial existente na gestão do SUS local. É importante salientar que papel do gestor municipal somado a uma assessoria de qualidade possibilitou avançarmos muito”, afirmou.

Os atendimentos de exames de imagem e laboratoriais que, inicialmente, eram referenciados para o município de Valença do Piauí, sede da Regional Vale Sambito, e, devido à alta demanda, também eram referenciados para clínicas e laboratórios particulares credenciados junto ao município, agora com a aquisição dos novos equipamentos, a saber: raio X, aparelho de ultrassonografia e equipamentos de análises laboratoriais adquiridos com emendas parlamentares, disponibilizam diariamente 200 exames laboratoriais, uma média de 20 raios X e 60 ultrassons. 

Já a Central Covid-19, que conta com uma equipe multiprofissional e realiza triagem, testagem e diagnóstico de pacientes suspeitos de Covid-19, atendeu, entre abril e agosto de 2020, um total de 844 pacientes do município e uma média de 60 pacientes advindos de outros cidades como São Paulo, Teresina, Valença e São Miguel, entre outros.

O Assessor de Saúde do município de Pimenteiras, enfermeiro auditor Matheus Soares, destaca a importância da implantação da Central Covid-19 nas proximidades da Unidade Mista de Saúde. “Como o Centro de Atendimento ao Covid foi implantado próximo ao local onde estão instalados os equipamentos a eficácia no rastreio e tratamento dos pacientes suspeitos de Covid-19 subiu consideravelmente, uma vez que as solicitações médicas de exames de imagem e laboratoriais agora são feitos com prontidão, no próprio município, sem a necessidade do deslocamento de pacientes até o município de Valença, ganhando um tempo valioso para diagnóstico e intervenção na saúde da população”, ressaltou.