No segundo dia (17) do XVIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), gestores, técnicos e profissionais de saúde participaram de oficinas relacionadas ao Previne Brasil, Assistência Farmacêutica e Gestão Financeira no SUS.
As atividades foram abertas com a mesa de discussões sobre as estratégias para o enfrentamento das desigualdades regionais no acesso a ações e serviços de saúde. A Coordenadora Geral de Gestão de Insumos e Rede de Frio Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Thayssa Neiva; a Secretária Municipal de Saúde de Senador Canedo / GO, Verônica Savatin Wottrich, e a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Tereza Cristina Amaral foram as autoridades que discutiram a temática.
Ainda pela manhã, os palestrantes também debateram sobre a “Saúde Digital: Informática, Informação é Comigo – Perspectivas para Qualificar a Rede de Atenção à Saúde”. Robson Willian de Melo Matos, coordenador da Coordenação de Padrões de Informática em Saúde do DataSUS, ressaltou a importância das pautas trabalhadas na mesa em um evento com a presença de municípios, tendo em vista a necessidade de as gestões estarem atualizadas sobre saúde digital. “É muito importante trazer esse assunto, um tema que está florescendo no país. O Brasil está sendo reconhecido como referência de sucesso em saúde digital. A gente tem a maior base de dados do mundo em saúde pública”, aponta.
Presente no evento, Nésio Fernandes, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, esteve presente na oficina intitulada como “Avaliação e Monitoramento na Atenção Primaria/Indicadores Previne Brasil” e enfatizou a necessidade de um Sistema Único de Saúde (SUS) com equidade e qualidade. “Um serviço de saúde que não serve para a classe média, não serve para o setor popular”, destaca.
Sobre a programação, a presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou que as palestras do evento foram pensadas com base nas necessidades dos 224 municípios do Piauí. “Nossa equipe organizou um evento com temas primordiais na saúde pública dos municípios, assuntos presentes no dia a dia de todo gestor de saúde”, explica.
Cosems-PI firma parceria com Uespi para fortalecer o SUS nos municípios piauienses Data/Hora: 17/01/2025 13:54:35 |
Cosems-PI e DUAF alinham estratégias para fortalecer assistência farmacêutica nos municípios Data/Hora: 16/01/2025 15:04:34 |
Cosems-PI discute melhorias do Sistema Gestor Saúde em reunião com a FMS Data/Hora: 10/01/2025 18:28:10 |
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Leia todas as notícias |
---|