Treze municípios piauienses receberam da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde (MS), o selo Atenção Primária de Qualidade pelas iniciativas adotadas no enfrentamento à pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Foram eles: Barra D’ Alcântara, Santo Inácio, São João do Arraial, Francisco Macêdo, Morro do Chapéu do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Brasileira, São João da Canabrava, Landri Sales, Sebastião Leal, Monsenhor Hipólito, Alto Longá e Antônio Almeida.
No total, 225 municípios brasileiros receberam a homenagem pelo trabalho desenvolvido para o fortalecimento da Atenção Primária (APS) e a valorização dos esforços dos profissionais de saúde para priorizar a Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foram certificadas as gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os critérios de avaliação são as consultas de pré-natal; atendimento odontológico na gestação; realização de exames para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas gestantes; cobertura de exame citopatológico; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas; e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Polyana Beserra, Secretária Municipal de Saúde de Landri Sales, aponta a importância do Selo para o reconhecimento do trabalho do seu município. “Muitas são os personagens envolvidas nesta conquista, que, mesmo com medos e dúvidas, não deixaram de exercer seu papel profissional, o que demonstra que estamos no caminho certo levando o melhor da saúde para os landrisalenses, afirma.
A Secretária Municipal de Saúde de Sebastião Leal, Elaine Cristina de Sousa, evidencia as ações do município para o crescimento dos indicadores do Previne Brasil. “Em princípio tivemos dificuldades com a chegada da pandemia – acredito que todos os municípios, mas logo fomos organizando e, com estratégias, levando justamente os indicadores de saúde ao crescimento, porque a Atenção Básica é isso, evoluir e atender com qualidade o nosso usuário do SUS”, diz.
Já Adonay Araújo, Secretário Municipal de Saúde de Barra D’ Alcântara, ressalta que a nota dos indicadores é o resultado do trabalho das equipes de saúde do seu município. “O trabalho desenvolvido pelo município em relação ao enfrentamento da pandemia deve-se ao empenho das equipes, por serem bem organizadas e dinâmicas, mesmo antes da pandemia”, destaca.
A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, enfatiza que o reconhecimento das ações voltadas à Atenção Básica é muito importante para as gestões municipais de saúde. “No Piauí, podemos ver os esforços dos nossos gestores, mesmo durante a pandemia, para combater a Covid-19 e manter uma Atenção Primária forte e resolutiva”, complementa.
Previne Brasil
Com o objetivo de reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, incentivar o cadastro de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o vínculo entre pacientes e equipes de saúde, O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária em Saúde, instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.
Cosems-PI firma parceria com Uespi para fortalecer o SUS nos municípios piauienses Data/Hora: 17/01/2025 13:54:35 |
Cosems-PI e DUAF alinham estratégias para fortalecer assistência farmacêutica nos municípios Data/Hora: 16/01/2025 15:04:34 |
Cosems-PI discute melhorias do Sistema Gestor Saúde em reunião com a FMS Data/Hora: 10/01/2025 18:28:10 |
Presidente do Cosems-PI destaca a importância de estratégias que facilitam a gestão municipal do SUS Data/Hora: 20/12/2024 10:58:54 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI define as atividades prioritárias do Apoio para 2025 Data/Hora: 18/12/2024 18:37:42 |
Leia todas as notícias |
---|