logo_cosemspi

Municípios piauienses apresentam experiências exitosas na Mostra Nacional e na Oficina ImunizaSUS

  Data e Hora: 19/07/2023 08:47:47

Profissionais de saúde do Piauí apresentaram, em Goiânia/GO, entre os dias 16 e 17 de julho, experiências exitosas na 18ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS e na Oficina Nacional ImunizaSUS. No dia 17 de julho, também aconteceu a abertura do evento com a presença de autoridades da área da saúde do Brasil.

Os trabalhos selecionados para a 18ª Mostra foram apresentados no primeiro e segundo dias de evento em salas do Centro de Convenções de Goiânia. A “Mostra Brasil, aqui tem SUS” visa debater e fortalecer Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de apresentações acerca das ações que desenvolveram os serviços de saúde pública nos municípios. Neste ano, as 17 melhores colocações da 8ª Mostra Piauí, Aqui tem SUS foram indicadas para representar o estado no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Livia Viana, enfermeira da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), já participou de três edições da Mostra Nacional e destaca a relevância do evento nas discussões sobre saúde pública. “Além do reconhecimento e da divulgação do nosso trabalho, é possível realizar a troca de experiências com colegas de todo o Brasil, voltar motivado para nossa rotina de trabalho e cheia de novas ideias para melhorar e ampliar a oferta de serviços, efetivando o SUS como porta de acesso e ordenador do cuidado”, frisa.

Outra experiência apresentada no Congresso foi a do município de Pio IX intitulada “Teatro de Bonecos como Ferramenta para Promoção da Inclusão entre Alunos das Séries Iniciais” e apresentada pelo produtor audiovisual e professor, Grasiane Sá. “Apresentar o nosso trabalho na Mostra Nacional foi muito importante para mostrar ao Brasil que é possivel trabalhar projetos de grandes resultados com pequenas custos, como foi o caso da nossa experiência exitosa”, afirma.

Sobre a Oficina Nacional Imuniza SUS, as atividades da iniciativa são formas de reforçar a relevância da imunização para a saúde pública e as alternativas de lidar com os desafios que envolvem a vacinação no Brasil. Para a Oficina Nacional, foram selecionadas 11 experiências exitosas que representam as Regiões de Saúde do Piauí.

A enfermeira Katherine Bezerra do município de Oeiras, região que compõe o Território de Saúde do Vale do Canindé, foi uma das profissionais que apresentaram trabalhos na Oficina Nacional ImunizaSUS e aponta a importância das ações desenvolvidas pelo Conasems no evento. “Enquanto representante municipal, destaco que este Congresso é de fundamental importância pois é possível darmos visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no nosso estado bem como aprender com as diversas realidades brasileiras e poder aperfeiçoar e replicar no nosso município”, salienta.

Já Meirylene Santos,  consultora técnica municipal de Floriano, ressalta que a Oficina é uma forma de contribuir com o bem estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios. “O programa ImunizaSUS nos trouxe a oportunidade de divulgar as atividades realizadas na imunização do nosso município, que tem garantido além das coberturas vacinais desejadas, a confiança das famílias no SUS”, finaliza.