O Piauí, mais uma vez, foi destaque nos índices do Previne Brasil referentes ao último quadrimestre de 2023, resultados divulgados na última quarta-feira (31), pelo painel do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (eSuS AB) do Ministério da Saúde. 31 municípios de várias Regiões de Saúde alcançaram nota máxima no ranking.
Floresta do Piauí, município que compõe a Região de Saúde do Vale do Canindé, alcançou a terceira colocação no Brasil e primeira no Nordeste e Piauí.
Joelson da Costa é o gestor responsável pela saúde pública da cidade e explica as estratégias trabalhadas por sua equipe.
“Foram fundamentais uma série de ações: a organização da base de cadastros com os nossos agentes comunitários de saúde, manter os grupos de hiperdia ativos e também fazer uma política pública voltada para que possa atingir as gestantes e fornecer a elas um pré-natal de qualidade”, disse.
Já as ações de Santo Inácio do Piauí são destaque no Previne Brasil desde 2021, ano que o município recebeu menção honrosa concedida pelo Ministério da Saúde. A secretaria municipal de saúde, Bruna Lara Mesquita, aponta que as visistas domiciliares aos usuários esteve entre as atividades trabalhadas pela equipe.
“Chegamos a triplicar visitas domiciliares e demos ênfase a um programa municipal, que é o Saúde Mais”, destacou.
Em Guadalupe, o município obteve a quarta colocação no ranking do Piauí. Paulo Rocha, diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí e secretário municipal de saúde de Guadalupe, salientou o trabalho em equipe como fundamental nas ações da APS.
“O trabalho em equipe com o envolvimento de todos os profissionais, treinamentos, acompanhamento através do monitoramento e avaliação dos indicadores feita por uma equipe técnica, tem sido a forma encontrada para resultados expressivos”, frisou.
A Busca Ativa é um dos métodos desempenhados pelos secretários e que proporciona avanços na APS das Regiões de Saúde do Piauí. É o caso do município de Francinópolis, localizado no Território do Vale do Sambito.
“Todos os meses, as equipes já têm seu cronograma de ações. Fazemos busca ativa vacinal com frequência em Francinópolis e, por meio disso, nós trabalhamos as melhores estratégias e onde podemos estar melhorando”, enfatizou a secretária municipal de saúde do município e diretora do Cosems-PI, Dulce Orminda.
Colônia do Gurguéia conquistou avanços significativos para sua APS. A secretária municipal de saúde do município, Francisca Costa, afirmou que a conquista é mérito da equipe. “Ressalto também a importância de cada colaborador, porque todo esse avanço é fruto do esforço e dedicação de cada um”, declarou.
Para apoiar as gestões municipais de saúde do Piauí, o Cosems-PI trabalha com oficinas e rodas de conversas para qualificar os secretários e suas equipes de saúde. A presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, afirmou que os resultados são consequência de um trabalho constante realizado pelos gestores nos municípios.
“O Cosems-PI continua firme no propósito de prestar total apoio às gestões municipais de saúde do estado. Que venham mais avanços!”, concluiu.
Eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis é discutida em Seminário com profissionais de saúde dos municípios Data/Hora: 06/12/2024 15:41:41 |
Presidente do Cosems-PI defende otimização da força de trabalho no SUS para a melhoria dos serviços prestados à população Data/Hora: 26/11/2024 19:38:13 |
Cosems-PI capacita técnicos de TI para a integração de municípios no sistema da Rede Nacional de Dados em Saúde Data/Hora: 22/11/2024 09:27:47 |
Município de Piripiri é premiado na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS Data/Hora: 20/11/2024 19:53:54 |
II Oficina do ImunizaSUS debate hesitação vacinal e protagonismo dos municípios no aumento de coberturas vacinais Data/Hora: 19/11/2024 23:52:19 |
Leia todas as notícias |
---|