logo_cosemspi

MS sinaliza positivamente a pleito do Cosems-PI e SAMU chegará a novos municípios no Piauí

  Data e Hora: 24/02/2022 14:23:32

Reunião na DAHU/MS

A Vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, cumpriu agenda de compromissos, nesta quarta-feira (23), em Brasília (DF). A visita da gestora à capital federal ocorreu por conta da reunião da Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na oportunidade, Leopoldina Cipriano esteve, pela manhã, juntamente com representantes do Cosems-PE e Cosems-MS, no Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), do Ministério da Saúde (MS), para tratar sobre o credenciamento e habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios de Arraial, Miguel Alves, Luzilândia, Demerval Lobão, Campo Alegre do Fidalgo, Vera Mendes, Guaribas, João Costa, Bonfim do Piauí, Fronteiras, Capitão Gervásio Oliveira, Morro Cabeça no Tempo, Jardim do Mulato, São Miguel da Baixa Grande, Pimenteiras e Curralinhos.

A solicitação é referente à aprovação por parte da Coordenação Estadual do SAMU de expansão do serviço nos municípios acima mencionados, ocorrida na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Piauí, ocorrida em 22 de fevereiro.

Em relação à pauta dos municípios, a diretora da DAHU, Adriana Teixeira, avaliará os projetos e autorizará a habilitação dos serviços em municípios que não possuam restrições. Adriana Teixeira sinalizou positivamente a renovação das frota do SAMU ainda em 2022.

De acordo com Leopoldina Cipriano, foi aprovado, ainda, durante o encontro, o credenciamento de 12 SAMUs para o Piauí. “A implantação do SAMU nos municípios piauienses fortalece a nossa Rede de Urgência e Emergência. Além de melhorar o acesso de pacientes aos em estado grave ao atendimento que necessitam e com a maior brevidade possível”, destaca.

Reunião da Diretoria do Conasems

À tarde, a reunião da Diretoria do Conasems tratou sobre diversos temas importantes para a saúde pública nos municípios. Entre as pautas, solicitação de prorrogação dos leitos de UTI Covid, prorrogação do financiamento dos Centros Covid e nova política materno-infantil.