O município de Miguel Alves (distante 110 km de Teresina) vem enfrentando um surto de malária, doença infecciosa causada por protozoários. Desde o mês de julho, quando foram confirmados os primeiros casos da doença no município, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando uma série de ações como visitas às localidades atingidas, busca ativa de casos e orientação à população de como proceder no aparecimento de sintomas da doença.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o município tem realizado, também, ações de vigilância e controle desde o início do surto de malária, treinamento de utilização de teste rápido para diagnóstico da doença e borrifação das casas nas áreas atingidas, além de inquérito epidemiológico em todas regiões que tiveram casos da doença para identificar a presença do mosquito transmissor.
O Ministério da Saúde enviou técnicos, que estão há mais de 20 dias no município, realizando monitoramento de casos de malária. Também foram enviados ao município inseticidas para combater o mosquito nas áreas em que já foram diagnosticados casos da doença. Miguel Alves já diagnosticou 11 casos da doença, um deles de reinfecção.
A Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves e Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, destaca que a parceria entre o Município, Estado e Ministério da Saúde é importante para o controle da transmissão da doença tanto no município, quanto nas cidades vizinhas.
“Nós estamos realizando uma força-tarefa para evitar o avanço da malária no nosso município e também nas regiões circunvizinhas, porque nós sabemos que o mosquito não fica parado apenas em um local. O trabalho que estamos fazendo em conjunto com a Sesapi e o Ministério da Saúde trará uma resposta mais rápida para o fim desse surto”, diz a gestora.
Leopoldina Cipriano alerta, também, que a população de Miguel Alves e municípios da região deve comparecer imediatamente a uma Unidade de Saúde caso apresente sintomas como febre alta, calafrios, dor abdominal, vômitos, que são característicos da malária.
PRI: Oficina reúne coordenadores de CIR em Teresina Data/Hora: 07/06/2023 16:10:04 |
Cosems-PI participa do 1º Seminário de Mobilização para a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis Data/Hora: 02/06/2023 21:37:02 |
Piso dos profissionais de enfermagem é tema de mais uma edição do Conversa com o Gestor Data/Hora: 30/05/2023 12:09:57 |
Cosems-PI participa do lançamento do Projeto de Expansão da Rede Média e Alta Complexidade do Piauí Data/Hora: 27/05/2023 11:45:30 |
Gestores de saúde discutem saúde pública em reuniões ordinárias da CIR Data/Hora: 27/05/2023 11:33:29 |
Leia todas as notícias |
---|