logo_cosemspi

Marcolândia e Dom Inocêncio são sede das CIRs Serra da Capivara e Vale do Guaribas

  Data e Hora: 27/06/2023 20:28:12

 

Para discutir e promover a qualidade do Sistema Único de Saúde dos municípios, nesta terça-feira (27), os gestores dos Territórios da Serra da Capivara e Vale do Guaribas estiveram reunidos em reuniões ordinárias da Comissões Intergestores Regionais (CIRs). Os encontros foram organizados nos municípios de Dom Inocêncio e Marcolândia, com a presença de Secretários Municipais de Saúde, profissionais da área e o Apoio Institucional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) representado pelas apoiadoras Luzita Tomaz, Andreia Cavalcante e Naiany Porto.

Dentre as pautas discutidas, o Programa Farmácia Popular, Edital Mais Médicos, critérios de distribuição de absorventes higiênicos no SUS; houve também a mobilização dos prefeitos da Região de Saúde do Vale do Guaribas para conhecer o novo Hospital da Beneficência Chapada do Araripe e os informes do Cosems-PI.

A coordenadora da CIR Vale do Guaribas e SMS de Massapê do Piauí, Maria Lúcia Carvalho, enfatizou que o espaço de discussão da CIR é um momento de articulação dos gestores acerca das necessidades da saúde pública da Região. A gestora também salientou a importância do novo Hospital da Beneficência Chapada do Araribe para os usuários do SUS do Vale do Guaribas. “Os municípios agora têm a oportunidade de credenciar, enviar seus pacientes para diminuir a demanda do Picos. É um problema que os municípios buscam resolver no Território há muito tempo”, destaca.