logo_cosemspi

Leopoldina Cipriano é reconduzida à Diretoria do Conasems e segue representando o Piauí na instância nacional do SUS

  Data e Hora: 16/06/2025 18:24:38

Durante Assembleia Geral de secretários municipais de saúde realizada nesta segunda-feira (16), no XXXVIII Congresso Nacional do Conasems, em Belo Horizonte, foi eleita a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para o triênio 2025–2027. A chapa “Conasems Forte e Participativo”, liderada pelo presidente Hisham Hamida, foi eleita por unanimidade, sem ressalvas ou abstenções, demonstrando a confiança dos gestores municipais na continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos.

Entre os nomes reconduzidos à diretoria está Leopoldina Cipriano, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, que permanece no cargo de Diretora Financeira Adjunta da entidade nacional.

Com oito anos de atuação na diretoria do Conasems, Leopoldina celebra a recondução como um marco na consolidação da representatividade do Piauí em esfera nacional. “Para a gente, é uma conquista muito grande, porque antes o Piauí não tinha representatividade dentro da diretoria nacional. Há cerca de oito anos estamos participando, e agora fomos reconduzidos. Recebemos o convite do presidente para continuar na diretoria e isso é um orgulho para nós: poder representar não só os 224 municípios do Piauí, mas também os 5.570 municípios do Brasil. Já temos contribuído, participado, mais uma vez, coloco-me à disposição do Brasil para fortalecer o Cosems, os municípios e garantir um SUS cada vez mais forte por meio da diretoria nacional”, ressaltou Leopoldina.

Em seu discurso, o presidente reeleito Hisham Hamida reforçou a importância da unidade para o fortalecimento do SUS. “Nós que fomos eleitos aqui não somos mais importantes do que nenhum profissional ou trabalhador do SUS. Se não pensarmos que temos que estar juntos para conduzir o sistema, nós vamos nos dividir. Conto com o apoio de cada um de vocês, secretários representantes, porque, sem vocês, nós não vamos seguir. Precisamos estar unidos. Fazer um SUS cada vez mais representativo e eficiente. Agradeço a todos pela confiança!”, disse o presidente reeleito.

Além da eleição, a Assembleia aprovou as contas do Conasems referentes ao período de março a maio de 2025 e definiu que Porto Alegre (RS) sediará o 39º Congresso do Conasems, em 2026.

A continuidade da participação do Piauí na diretoria do Conasems é motivo de orgulho para a saúde municipal do estado e fortalece o protagonismo dos municípios nordestinos nas decisões nacionais em defesa de um SUS público, gratuito, universal e de qualidade.