logo_cosemspi

Integrantes da CIR Vale do Canindé discutem cirurgias de catarata e saúde mental

  Data e Hora: 27/10/2022 10:39:02

O Mutirão de Cirurgias de Catarata 2022 contemplará o Vale do Canindé a partir da segunda metade do mês de novembro. A Comissão Intergestores Regional (CIR) do território reuniu-se nesta quarta-feira (26), de forma virtual, para discutir a respeito das datas, número de vagas e responsabilidades de cada gestor durante a realização do mutirão.

De acordo com o cronograma definido, os exames oftalmológicos serão realizados nos dias 14
e 15 de novembro, enquanto as cirurgias acontecerão nos dias 23, 24 e 25. No total, serão 702 vagas para a triagem e 562 para cirurgia. Fica a cargo do município providenciar o transporte, a alimentação, a identificação e acompanhamento dos pacientes.

Também esteve em pauta a implantação dos leitos de Saúde Mental no Hospital Regional
Deolindo Couto, em Oeiras. O serviço tem como objetivo ofertar suporte hospitalar para situações de urgência e emergência decorrentes da abstinência do consumo de drogas ou comorbidades psiquiátricas e/ou clínicas advindas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Para os municípios, ficam como atribuições a garantia do transporte aos usuários do serviço, a presença de um acompanhante durante o atendimento, a continuidade da assistência no território, fornecimento de medicação prescrita, articulação de estratégias de cuidado para evitar novas internações e o desenvolvimento de ações de Atenção Integral em Saúde Mental, álcool e outras drogas na Atenção Básica e demais dispositivos da RAPS no município.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e Secretária
Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, aproveitou a reunião do colegiado para informar que, durante conversa com o Secretário de Saúde, Neris Júnior, houve entendimento a respeito dos repasses de competências em atraso.

“Será pago o mês de setembro até o dia 10 de novembro e até o final de novembro será paga a parcela referente ao mês de outubro. Esse foi o retorno que tive hoje durante reunião com o
Secretário de Saúde”, finalizou a gestora.