logo_cosemspi

Integrantes da CIR Chapada das Mangabeiras discutem melhorias para a saúde pública da região

  Data e Hora: 30/07/2021 09:08:43

Nesta quinta-feira (29), os integrantes da Comissão Intergestora Regional (CIR) da região Chapada das Mangabeiras reuniram-se, em Bom Jesus, para discutir sobre pautas referentes à saúde pública no território. Entre os temas discutidos, estavam a aprovação da estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos 2021, recursos financeiros para aquisição de materiais e equipamentos permanentes para a Unidade Mista de Saúde Lourival de Abreu Vasconcelos e a Solicitação de pactuação de exames de tomografia e mamografias do Município de Corrente.

Na ocasião, participaram da reunião os gestores dos municípios da região; o técnico da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), João Vitor Barbosa; a diretora do Hospital Regional de Bom Jesus, Maria da Guia da Silva; a técnica Maihara Gomes Leal, representando a 13a Regional de Saúde; e a apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Amanda Pinheiro.

Iniciando a reunião, o Coordenador da CIR e Secretário Municipal de Saúde de de Redenção do Gurguéia, Edizon Ribeiro, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da presença dos gestores nas reuniões de CIR para a melhoria na saúde pública da região.

Na oportunidade, o técnico da Sesapi, João Vitor Barbosa, apresentou os projetos para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos gerais e oftalmológicos para o ano de 2021 pactuados em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI). Barbosa detalhou a fórmula de cálculo do número de vagas para cada município. As cirurgias de cataratas dos pacientes de 10 municípios serão feitas em Bom Jesus e os procedimentos de pacientes de 11 municípios da região serão feitos em Bom Jesus.

Ainda durante o encontro, foi apresentada a proposta do município de Corrente de realocação de recursos dos exames de imagem que estão pactuados para Floriano, para retornar ao município e contratualizar em clínicas locais. Foram pactuadas, também, as solicitações de ambulância para os municípios de Corrente, Cristino Castro, Redenção do Gurguéia e Cristalândia.

Outras propostas aprovadas foram a construção de uma Unidade Básica de Saúde no residencial Gilson Coelho em Bom Jesus; a solicitação de recursos financeiros para aquisição de materiais e equipamentos permanentes para a Unidade Mista de Saúde Lourival de Abreu Vasconcelos em Cristino Castro; o credenciamento de uma Equipe de Saúde da Família e dois agentes comunitários de Saúde para Palmeira do Piauí; e a reforma da Unidade Básica de Saúde para o município de Sebastião Barros.

Finalizando a reunião, a apoiadora do Cosems-PI, Amanda Pinheiro, parabenizou os gestores municipais, pela presença no encontro. Nesta segunda reunião presencial realizada no território participaram 19 gestores e os dois municípios ausente justificaram a falta. Amanda Pinheiro reforçou que fortalecer a Comissão é fortalecer a saúde pública na região.