logo_cosemspi

Imunização: Cosems-PI leva Ministério da Saúde para Teresina e Alvorada do Gurgueia

  Data e Hora: 04/10/2023 23:00:44

A solenidade de Lançamento da Campanha de Vacinação aconteceu, nos dias 3 e 4 de outubro, nos municípios de Teresina e Alvorada do Gurgueia. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e a presença do diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

A fim de fortalecer as coberturas vacinais em todos os 224 municípios do Piauí, Secretários Municipais de Saúde, mobilizados pelo Cosems-PI, participaram das atividades dos encontros. Visitas e e vacinações simbólicas marcaram o lançamento.

Em sua fala, a presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a oportunidade que os gestores tiveram para compartilhar suas experiências e especificidades relacionadas à imunização nos municípios. “Somos nós, gestores, que estamos na ponta, que sabemos da realidade na saúde pública. Este momento é de fortalecimento, é de unirmos forças em prol das coberturas vacinais”, pontuou.

Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, ressaltou a importância do papel dos gestores nas ações que envolvem o microplanejamento. “É a partir do microplanejamento que a gente tem o macroplanejamento na esfera estadual e federal. O melhor ente para saber o que fazer nas regiões é próprio município. O microplanejamento vem com a lógica de fortalecer as atividades na ponta”, enfatiza.

Sobre o assunto, a superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Leila Santos, explicou a metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde. “Essa campanha ela tem o objetivo de resgatar a atualização das cardenetas de crianças e jovens até 15 anos. Cada município vai atuar com o seu plano municipal, de acordo com sua região e particularidades”, frisou.

O vice-presidente do Cosems-PI e Secretário Municipal de Saúde de Bom Jesus, Keppler Miranda, salientou que o resultado das ações da Campanha de Multivacinação é a qualidade nos serviços prestados ao usuário. “Foi um evento ímpar para a Chapada das Mangabeiras, momento que recebemos o Ministério da Saúde em nosso Território. O usuário é principal favorecido”, finaliza.