logo_cosemspi

Gestores municipais de saúde participam do 1º Congresso da RUE

  Data e Hora: 03/03/2024 14:52:23

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) participou, nos dias 29 de fevereiro e 1º e 2 de março, do 1° Congresso de Urgência e Emergência do Estado do Piauí. O evento teve como objetivo qualificar médicos, enfermeiros e profissionais de saúde que trabalham na Urgência e Emergência.

A Rede de Urgência e Emergência (RUE) é um dos principais serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que articula e integra os meios necessários para atender pacientes de urgência e emergência. Nesse sentido, gestores municipais de saúde levaram suas equipes da RUE para acompanhar a programação do congresso, que contou com minicursos, palestras e mesas de debates.

Segundo a presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, a realização do evento é um marco na saúde pública do Piauí. “Levar nossos profissionais para participar desse congresso é um importante passo para o fortalecimento da RUE no Piauí. Motivo de orgulho também ver nossos gestores ativos nas atividades de um evento tão importante para o nosso SUS” destacou.

No estande do Cosems-PI, profissionais de saúde dos municípios piauienses apresentaram as iniciativas desempenhadas na Urgência e Emergência das Regiões de Saúde. Em Altos, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) orienta atendentes de restaurantes e lanchonetes a desengasgar crianças a partir de treinamento realizado com uma boneca. “É o que vem fazendo diferença em nossa cidade. Passamos em restaurantes, lanchonetes e padarias com o objetivo de salvar a vida de nossas crianças em situações de engasgo”, pontuou a coordenadora do Samu, Lanna Félix.