logo_cosemspi

Gestores de saúde discutem saúde pública em reuniões ordinárias da CIR

  Data e Hora: 27/05/2023 11:33:29

 

Gestores municipais de saúde dos Territórios Serra da Capivara, Rios Piauí e Itaueira, Vale do Sambito, Entre Rios e Vale do Guaribas participaram, nesta semana, nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, de reuniões ordinárias da Comissão Intergestores Regionais (CIR) de suas regiões. A saúde pública dos municípios foi o foco dos encontros, que aconteceram em São João do Piauí, Valença, Teresina, Picos e via videoconferência.

No dia 23, Secretários Municipais de Saúde da CIR Serra da Capivara e do Vale do Guaribas trataram de pautas apresentadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e assuntos específicos de cada município. Em São João do Piauí, o colegiado discutiu com a Sesapi assuntos ligados ao Programa Previne Brasil e foram realizadas também visitas técnicas em unidades de saúde do município, como a maternidade Mãe Eliza, o Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros e a construção de uma unidade de saúde que está em processo de finalização.

Já no Território Vale do Guaribas, os membros da comissão debateram saúde mental, instrumentos de planejamento e reabilitação.

Durante o encontro, via videoconferência, da CIR Rios Piauí e Itaueira, uma das pautas discutidas pelos gestores foi a realização de cirurgias eletivas no Território. Paulo Rocha, diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) e Secretário Municipal de Saúde de Guadalupe, pontuou que um dos problemas da região é a falta de medicamentos nas unidades de referência. “Essa superlotação no Anselmo Nunes é resultado da falta de materiais e insumos necessários para o trabalho médico. Os pacientes passam muito tempo nos hospitais aguardando a vinda desses materiais que são itens básicos para o atendimento”, destaca.

Na Capital do Piauí, os integrantes da CIR Entre Rios realizaram sua reunião ordinária na sede do Cosems-PI, no formato híbrido. Um dos temas abordados pelos secretários foi sobre a atuação da carreata de mamografia no Território. A coordenadora da CIR e Secretária Municipal de Saúde de Olho D’agua do Piauí, Dira Santos, ressaltou a importância do veículo na região. “O programa vai atender as mulheres de 25 a 54 anos; essas mulheres irão realizar os exames necessários para a descoberta do câncer e além do trabalho preventivo, também será trabalhadas ações educativas”, explica.

Para finalizar a agenda de CIRs da semana, em Valença, o colegiado da CIR Vale do Sambito debateu pautas como piso de enfermagem, informes sobre os mutirões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), cirurgias eletivas, informações sobre as novas portarias, entre outros assuntos. Na reunião, foi informada a volta das cirurgias eletivas no Hospital Regional Eustáquio Portela.
“Isso é uma grande notícia para o nosso Vale do Sambito! Esperamos que a gente possa estar fluindo e diminuindo as filas de espera da população”, comenta a coordenadora da CIR, Dulce Orminda.