logo_cosemspi

Gestão Plena é tema de reunião do Cosems-PI e municípios na APPM

  Data e Hora: 23/11/2022 10:08:01

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta terça-feira (22), reunião voltada para prefeitos e gestores municipais de saúde sobre Habilitação em Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

A importância do encontro foi demonstrar aos presentes informações necessárias para dar um passo a diante na Gestão Plena. A Consultora Técnica do Cosems-PI, Socorro Candeira, fez uma apresentação explicando sobre a Programação Pactuada Integrada e os requisitos necessários para aqueles que desejam se tornar plenos.

A Vice-Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, reforçou que é importante assumir a responsabilidade ao seguir por esse caminho. “É necessário que o gestor comece a ter os pés no chão com relação à Gestão Plena e saber estruturar o município para que possa garantir retirar da capital e manter dentro do município”, disse.

Ao final, ficou acordada a elaboração de um cronograma de reuniões, separando os municípios por territórios, para discussão dos encaminhamentos. “A reunião foi muito esclarecedora para a gente que está indo atrás da Gestão Plena. Vamos sentar e ver os pós e contras para quem quiser assumir esse compromisso. Nós pretendemos atuar em Gestão Plena no município, já havíamos procurado o Cosems-PI e estamos satisfeitos com essa primeira conversa”, contou Vânia Carvalho, Secretária Municipal de Saúde de Paes Landim.

“Os municípios que querem, de fato, a partir dessa primeira conversa assumir esse desafio, vamos fazer agendas individuais para sentar e conversar com cada um mostrando esses dados e aspectos de forma mais detalhada”, finalizou Socorro Candeira.