logo_cosemspi

Experiência exitosa no município de Altos é selecionada na segunda fase da 1ª Mostra Virtual Brasil, Aqui tem SUS

  Data e Hora: 16/09/2020 14:43:47

Nesta segunda-feira (14), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) divulgou, em live do Instagram, os noves trabalhos selecionados na segunda etapa da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS. A experiência exitosa “Saúde Mental: cuidado e proteção no município”, de autoria de Maria Beatriz Costa Dias, do município de Altos, foi uma das selecionadas. A autora do trabalho participará da 4ª roda de conversa virtual que acontecerá no dia 29 de setembro e é parte da programação do I Congresso Virtual do Conasems, as transmissões serão feitas pelo canal do Conasems no YouTube. 

Para a secretária Municipal de Saúde de Altos, Mônica de Matos Furtado, a experiência exitosa selecionada é um reconhecimento do trabalho em equipe do seu município. “Esse reconhecimento estadual/nacional é resultado de um trabalho em equipe, do fortalecimento da saúde mental no município e da prática incessante de buscar alternativas cada vez mais efetivas, buscando se adequar as situações para prestar o melhor atendimento possível, como foi o caso do projeto”, afirmou.

A gestora explica, ainda, que “o projeto Saúde Mental: cuidado e proteção no domicílio” foi desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e trouxe como benefício a continuidade no acompanhamento da oficina terapêutica em âmbito domiciliar, estimulando por meio da criatividade e pintura o manejo dos impactos negativos, que o isolamento (necessário) trouxe”, destacou.

De acordo com a autora do projeto, assistente social Maria Beatriz Costa Dias, “a iniciativa teve um importante impacto junto a usuários e familiares, que retribuíram com cooperação, ajuda e cuidado, viram em seus domicílios os profissionais levando a oficina terapêutica do CAPS para dentro de casa; o projeto teve resultados imensuráveis, visto a ausência de crise, apoio e fortalecimento familiar, prevenção e promoção de saúde”, ressaltou, destacando que “o projeto consiste na efetivação do direito do portador de transtorno mental ao acesso ao melhor tratamento de saúde, apropriado às suas necessidades".

Nas duas primeiras etapas da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS já foram inscritos 834 trabalhos e 381 foram pré-selecionados pelos Cosems para serem analisados por avaliadores do Conasems, sendo escolhidas, em cada etapa, nove experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19 nos municípios brasileiros.

Você ainda pode inscrever seu trabalho na última etapa da I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS, de 18 a 27 de setembro, por meio do site https://congresso-virtual.conasems.org.br/mostra/

Confira aqui o regulamento.