logo_cosemspi

Experiência exitosa de São Pedro do Piauí promove ressocialização de pessoas com transtornos mentais

  Data e Hora: 25/09/2017 09:48:10

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização para prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade gerada por problemas de saúde mental. Em São Pedro do Piauí, o trabalho em prol da causa acontece diariamente há mais de três anos. A experiência  “Restabelecendo a cidadania: tirando do cárcere e promovendo o convívio social”, premiada durante a 14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, oferece apoio e oportunidade de vida a pessoas com transtornos mentais.

Visitas Domiciliares;  Atividades Coletivas; Oficinas terapêuticas para fortalecimento de vínculos familiares e sociais; Grupos de Convivência; Projeto de Alfabetização, Atendimento em Saúde Geral e Bucal (Pareceria com ESF e NASF), Capoterapia, Atividades Físicas e esportivas, Arteterapia, Musicoterapia, Oficina de jogos, Oficina de Meditação, Terapia do abraço, Participação em ações sociais e em cursos de geração de emprego e renda. “Essas são algumas das atividades que oferecemos após a busca ativa de casos de cárcere privado. Retiramos essas pessoas do isolamento e trabalhamos o usuário e familiares estimulando mudança de hábitos, promovendo o convívio social”, explicou o autor do trabalho, Leonel Santiago.

De acordo com ele, o grupo hoje conta com pessoas de 18 a 60 anos. “Atualmente temos cerca de 20 pessoas participando das atividades, mas a ideia é que eles melhorem e não precisem mais desse tipo de acompanhamento. Temos a história de um casal que se conheceu no CAPS durante as nossas atividades e que hoje são casados, moram juntos e vivem a vida tranquilamente. Esse é um grande exemplo de que é possível promover qualidade de vida e ajudar essas pessoas que estão em uma situação completamente vulnerável e que, muitas vezes, são invisíveis para a sociedade”.

CONASEMS