logo_cosemspi

Equipe de enfermagem realiza acolhimento e escuta qualificada em Santo Antônio de Lisboa

  Data e Hora: 05/04/2017 08:37:26

O acolhimento e a escuta qualificada foi implantado no início de março/2017 na UMS Pedro Vicente, onde esse nova forma de receber os usuários faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH), que apresenta o acolhimento como objetivo principal no atendimento humanizado.

O acolhimento foi pensado como estratégia de mudança no processo de trabalho em saúde, onde os pacientes da Unidade são atendidos inicialmente pela equipe de enfermagem e logo em seguida são direcionados para a consulta médica especializada.

Por exemplo, os pacientes com problemas ginecológicos são encaminhados para o médico especialista em ginecologia. Nessa dinâmica também podemos citar, aqueles adultos e idosos portadores de doenças cardiovasculares que necessitam de atendimento especializado com o médico cardiologista.

Essa prática de acolhimento melhorou o atendimento, pois se trata de um processo dinâmico de identificação e intervenção pertinente a cada caso, o qual visa discernir os casos que necessitam de atendimento de acordo com a especialidade médica vista pelo enfermeiro.

A UMS Pedro Vicente dispõe das seguintes especialidade médicas: cirurgia geral, cirurgia oncológica, ginecologia, ortopedia, cardiologia, clínico geral e pediatria. Além disso, formada por um corpo clínico de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

A agenda desses profissionais é planejada levando-se em consideração a carga horária contratada de cada profissional, firmado entre o funcionário e a Secretaria Municipal de Saúde.

Portanto, esse método de acolhimento está melhorando o atendimento em Santo Antônio de Lisboa, porque modifica o antigo sistema, onde os pacientes eram atendidos por ordem de chegada e não tinham um direcionamento correto de cada caso do usuário.

Fonte: Santo Antonio de Lisboa