logo_cosemspi

Em Teresina, coberturas vacinais são tema da CIR Entre Rios

  Data e Hora: 31/03/2023 09:00:01

 

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) recebeu, nesta quinta-feira (30), em sua sede, os membros da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Território Entre Rios com objetivo de discutir a saúde pública da região.

Na reunião, os gestores trataram sobre as coberturas vacinais, a Oficina Nacional ImunizaSUS e a recomendação do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) para a implantação de estrutura laboratorial por municípios, em Baciloscopia (BK) e Cultura de Tuberculose (TB).

Sobre as coberturas vacinais, o Secretário Municipal de Saúde de Água Branca e diretor do Cosems-PI, Amilton Feitosa, destacou a importância de um profissional especializado para o planejamento das etapas de vacinação. “É essencial que a gente tenha um profissional que cuide da parte de planejamento e logística, avaliando todas as etapas dos processos de vacinação para que possamos conseguir melhorar esse cenário”, disse.

A Secretária Municipal de Saúde de Olho D’água do Piauí, Dira Santos, salientou a necessidade da participação dos gestores em prol da melhoria do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à saúde pública. “Estamos aqui em prol daqueles que são usuários do SUS, pessoas que precisam dos nossos serviços”, frisou.