logo_cosemspi

Em Floriano, Presidente do Cosems-PI participa de CIR e visita nova Policlínica

  Data e Hora: 26/04/2022 18:29:44

Visita à Policlínica de Floriano

Integrantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PI) estiveram, nesta segunda-feira (25), no município de Floriano (a 240 km de Teresina) cumprindo agenda institucional: participação na reunião conjunta da Comissão Intergestores Regionais (CIR) das Regionais de Saúde de Rios Piauí/Itaureira e Tabuleiros do Alto Parnaíba. Além da participação no encontro, a Presidente do Cosems-PI, Auridene Moreira, e a equipe técnica do Cosems-PI visitaram a nova Policlínica de Floriano.

Durante a reunião da CIR, os gestores e técnicos presentes debateram a regulação de acesso à UPA Tipo II recém-inaugurada no município, o fluxo de acesso ao Hospital Regional Tibério Nunes e a ampliação dos serviços do SAMU e do Centro Avançado de Medicina Integrada.

Reunião CIR

Nesse sentido, as equipes gestoras do Hospital Tibério Nunes e da UPA pactuaram, em conjunto com os municípios da região, a realização de uma nova discussão com a presença de representantes da regulação estadual, cujo objetivo será discutir a sobrecarga da unidade hospitalar, melhorias nos processos de regulação e a capacitação dos profissionais da Atenção Básica.

Acerca da ampliação do SAMU e do Centro Avançado de Medicina Integrado do Piauí, foi solicitada a notificação dos municípios circunvizinhos sobre a prestação de serviços e exames laboratoriais e de imagem.

Visita à Policlínica

Ainda em Floriano, os integrantes do Cosems-PI, acompanhados da Secretária de Saúde do município, Caroline Reis, visitaram a nova Policlínica do território. Na oportunidade, a Presidente da entidade ressaltou a importância da unidade para a região. “É muito gratificante poder conhecer esse espaço onde, em breve, a população de todo o território Vale dos Rios Piauí e Itaueira poderá contar com importantes serviços em saúde”, destaca.

Já a Secretária de Saúde de Floriano relatou que a Policlínica realizará atendimentos como endoscopia e colposcopia, o que deverá ser levado para discussão em CIR junto aos municípios interessados no serviço.