O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) realizou, nesta segunda-feira (25), de forma remota, a Assembleia Geral do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Piauí. Além da aprovação, por unanimidade, da prestação de contas da instituição referente ao segundo quadrimestre do ano de 2021, foi discutido a cobertura vacinal de rotina nos municípios do Piauí.
Na abertura do encontro, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, destacou a importância das prestações de contas apresentadas durante as assembleias da entidade e do tema discutido na ocasião. “Nós observamos em nível nacional que houve uma redução em relação as outras vacinas de rotina nos estados e municípios, como se a base tivesse fragilizado na realização das campanhas de vacina por conta do enfrentamento à Covid-19”, disse.
Após a abertura, a Secretária Executiva do Cosems-PI, Goretti Pereira, apresentou a prestação de contas da instituição referente ao segundo quadrimestre de 2021, que foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
A segunda parte do encontro tratou, em formato de Roda de Conversa, sobre a cobertura vacinal de rotina no Piauí. Iniciando a discussão, a Consultora do Cosems-PI, Socorro Candeira, apresentou o panorama da cobertura vacinal de rotina no Piauí. “As vacinas obrigatórias no calendário vacinal estão abaixo de 70% de cobertura, bem distante da meta preconizada. É por isso que nós estabelecemos este como um tema prioritário”, destacou.
Já o Assessor Técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Alessandro Aldrin, tratou sobre estratégias para qualificar as ações de imunização no município. “Nós temos que encarar esse movimento de baixa procura pela vacinação como inimigo, e o caminho primordial para a resolução disso é a intersetoriedade, chamar todos os atores para conversar”, apontou.
Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde de Landri Sales, Polyana Beserra, apresentou as ações adotadas em seu município para o alcance de bons índices de cobertura vacinal. “Em 2020, mesmo todos sendo pegos de surpresa com a Covid-19, nós não paramos de fazer a vacina de rotina nas UBSs, nós adequamos um local para atender os pacientes de Covid-19 e deixamos as UBSs abertas e continuamos com as vacinas de rotina”, destacou. “Nós fizemos também a busca dessas crianças para realizar a vacinação e de termos feito o cadastro de toda a população no PEC, o que facilitou conseguimos essa cobertura”, acrescentou.
Finalizando a reunião, a Vice-presidente do Cosems-PI e Secretária de Saúde de Miguel Alves, ressaltou a importância de os gestores apresentarem ao Cosems-PI todas as reivindicações referentes à saúde pública nos municípios. “Nós precisamos que vocês chamem as apoiadoras e relatem todos os problemas dos municípios para que nós possamos nos manifestar e cobrar as soluções”, disse.
Cosems-PI destaca a importância da participação dos municípios na Oficina sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade Data/Hora: 10/09/2024 12:19:10 |
1ª edição do workshop Qualificar para Apoiar é encerrada com avaliação positiva Data/Hora: 04/09/2024 21:13:23 |
Qualificar para Apoiar: Cosems-PI promove capacitação voltada para o fortalecimento do Apoio nas Regiões de Saúde Data/Hora: 03/09/2024 19:36:16 |
Em Brasília, presidente do Cosems-PI participa de agenda institucional em prol do SUS Data/Hora: 30/08/2024 19:02:34 |
Gestores municipais de saúde participam das discussões da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí Data/Hora: 29/08/2024 21:04:32 |
Leia todas as notícias |
---|